Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

O meu powerbank foi confiscado no aeroporto na China. Esta foi a razão

A certificação 3C visível na tua powerbank é essencial para que esta não seja confiscada nos aeroportos da China.

xiaomi
Imagem: Unsplash

Na última semana viajei até à China para conhecer a famosa fábrica de telemóveis da Xiaomi onde sai um equipamento da linha de produção a cada 6 segundos. Mas aconteceu algo que não esperava durante o rígido de controlo de segurança no regresso. Por isso, se vais viajar para a China, fica o aviso.

No dia de regresso, quando fazia o habitual controlo de segurança no aeroporto de Pequim, houve um item da minha minha bagagem que foi confiscado. Falo do meu powerbank de 10000 mAh que levei na bagagem e que já possuía há alguns anos. Já viajei com este para muitos outros países, dentro e fora da Europa, e nunca tive problemas. Por isso, aqui fica a razão.

Qualquer powerbank sem a certificação 3C será confiscada num aeroporto na China

Já tinha viajado para a China em 2024 para conhecer a fábrica da Honor e nenhum elemento da minha bagagem foi confiscado. Por isso, algo mudou. A verdade é que a China impôs regras rigorosas (a partir de meados de 2025) para prevenir incêndios, ao exigir que todas as baterias portáteis tenham a certificação de segurança da 3C (China Compulsory Certification).

O símbolo desta certificação (CCC) tem de estar visível no aparelho, ou então o teu powerbank será imediatamente confiscado e, caso o teu chinês não esteja em dia, é-te mostrado um panfleto que comprova a regulação. A questão é que o mais provável é que o teu powerbank não tenha este símbolo. Seja antigo ou não.

A verdade é que, quando regressei, por curiosidade, fui verificar todos os powerbanks que tenho em casa. E para minha surpresa, nenhum deles tem o símbolo "CCC". E um deles foi adquirido durante 2025. Por isso, qualquer um dos meus powerbanks, neste controlo, teria sido confiscado.

O meu conselho

O meu conselho, se fores viajar para a China, é o seguinte: se queres mesmo levar um powerbank sem este tipo de certificação, leva um mais antigo e que não tenhas problemas em que seja confiscado. O mais provável é que se não tiver esse símbolo tal irá acontecer. A alternativa é comprares um powerbank no país e, garantindo que tem o referido símbolo, poderás trazê-lo no regresso.

Baseus Powerbank 45W 20000mAh
Baseus Powerbank 45W 20000mAhCarga rápida bidireccional, capacidade para vários dispositivos, portátil e seguro
37,99 €Amazon
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está no 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 200 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como o Mobile World Congress e IFA.