
A ferramenta Handoff da Apple permite iniciar tarefas num iPhone e continuar num MacBook. Porém, para Android, não há nenhuma funcionalidade que se assemelhe e que permita, por exemplo, um transfer do telemóvel para o tablet.
Porém, após muitos anos de espera, eis que finalmente a Google está a desenvolver uma solução que visa garantir essa continuidade de tarefas entre aparelhos Android. As parecenças com o Xiaomi HyperConnect parecem indicar que poderá chegar a todos os utilizadores, independentemente da marca.
Como vai funcionar?
Se um utilizador estiver a trabalhar num documento no telemóvel, surgirá um ícone na barra de tarefas do tablet. Ao clicar, a sessão será sincronizada instantaneamente, permitindo continuar exatamente no sítio onde parou. O sistema é bidirecional e não exige apps de terceiros nem personalizações de fabricantes.
A novidade é importante porque a Apple manteve vantagem em termos de ecossistema graças ao Handoff, que oferece um sistema de integração sublime.
Integrando a ferramenta diretamente no Android, o Google oferece uma experiência entre dispositivos mais suave e confiável. Prova de que estará cada vez mais próximo de se tornar realidade é que o código da "Continuidade de Tarefas" surgiu nas primeiras versões do Android 16. Contudo, a implementação oficial deverá ocorrer apenas com o Android 17, que chega em 2026.