A xAI, empresa de Elon Musk que dedica ao ramo da Inteligência Artificial, está a trabalhar para trazer o seu chatbot Grok para mais utilizadores. Em rigor, é referido que ela está já a testar uma aplicação para o iOS.
Vale notar que até agora esta Inteligência Artificial estava limitada aos utilizadores da rede social X, também detida por Musk. Com esta app independente, mais utilizadores poderão usufruir das capacidades do Grok, mesmo fora da rede social.
App do Grok para iOS está a ser testada em alguns países
Esta notícia está a ser avançada pela publicação TechCrunch. De acordo com a mesma, a xAI já disponibilizou, em beta, uma app do Grok para dispositivos iOS, mas apenas em países selecionados como a Austrália.
Esta aplicação consegue recolher informação da internet e do X em tempo real. Além disso, oferece funcionalidades características de IA generativa como reescrever textos, sumarizar parágrafos, um pouco de perguntas e respostas e ainda gerar imagens a partir de texto.
A acompanhar a disponibilidade desta aplicação, a xAI lançou ainda um site para a sua Inteligência Artificial. Ao dirigir-nos à página Grok.com, e após introduzir as credenciais de acesso a uma conta xAI, somos brindados com a mensagem "em breve".
Ou seja, este é mais um indicador de que a empresa de Elon Musk se prepara para disponibilizar o Grok a mais utilizadores. Para já ainda em período experimental e não sabemos quando é que todos terão acesso a esta IA.
Importa recordar que o Grok esteve, até agora, limitado aos utilizadores do X. Inicialmente apenas para os utilizadores pagos, mas desde o início de dezembro que a rede social disponibilizou esta tecnologia a todos os seus utilizadores de forma gratuita.
Um dos trunfos do Grok, segundo a xAI, é a sua capacidade de gerar imagens. Ela afirma que esta IA destaca-se na “renderização fotorrealista" e não aplica as limitações que a maioria dos seus rivais tem.
Ou seja, o Grok consegue gerar todo o tipo de imagem, mesmo aquelas que envolvem figuras públicas e material protegido por direitos de autor. Funcionalidades que certamente gerarão controvérsia.
Resta-nos agora aguardar pela disponibilização desta aplicação a todos os utilizadores do iOS. Para já ainda não sabemos quando isso acontecerá, restando-nos esperar.