A HomTom vai lançar o HomTom HT10 com leitor de íris de 2ª geração

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O HomTom HT10 será o primeiro smartphone Android a vir equipado com a segunda geração de desbloqueio através do leitor de íris. Com efeito, esta marca chinesa está a desenvolver o seu próximo equipamento e, para o tornar verdadeiramente especial, irá incorporar esta tecnologia de ponta no seu HomTom HT10.

Bastará que abras os olhos, contemples o teu HomTom HT10 e, num piscar de olhos, o equipamento estará desbloqueado. Pelo menos é isso que a HomTom promete, falta saber é até que ponto essas afirmações tem fundamento. Mas, afinal de contas, de que se trata esta nova tecnologia de reconhecimento de íris e quais as melhorias em relação à primeira geração?

A nova geração de leitor de íris

O reconhecimento de íris, efectuado através dos leitores que já vão aparecendo em alguns smartphone, é um processo de reconhecimento de um dos teus traços biológicos mais únicos. O padrão da tua íris é incrivelmente detalhado e claro, pessoal. Com efeito, para que o leitor de íris reconheça o teu padrão tem que efectuar quatro passos: Scan inicial para captar o padrão da íris; processamento de imagem; seleção dos elementos relevantes e por último, a comparação desses elementos com o padrão previamente registado no smartphone.

Todo este processo exige que a câmara frontal do smartphone processe esta informação de forma rápida e concisa. Com efeito, o HomTom HT10 apostará na qualidade da sua câmara de selfies para que também possa reconhecer o padrão da tua íris bem rápido, tal como aqueles equipamentos utilizados profissionalmente para garantir a máxima segurança e privacidade. Isto porque, o padrão da tua íris é verdadeiramente único e impossível de imitar ou forjar.

Até que ponto será rápido a desbloquear o smartphone?

A nova geração de leitores de íris, presente no HomTom HT10, será capaz de desbloquear o smartphone em apenas um segundo. Um tempo relativamente aceitável, digo aceitável porque os leitores de impressões digitais também estão cada vez mais rápidos e fiáveis e não sei até que ponto não continuará a ser mais fácil e rápido, desbloquear o smartphone com esse recurso.

Contudo, a HomTom promete que o seu HomTom HT10 será efectivamente rápido a reconhecer a tua íris e desbloquear o equipamento, mesmo no interior ou com pouca luz. A ser verdade, não terás que te voltar a preocupar com palavras-passe de desbloqueio, algo que frequentemente esquecemos.

Em suma, o HomTom HT10 está a tornar-se um smartphone bem interessante. Apesar de ainda não ter sido anunciado, as suas características estão a despertar algum interesse, especialmente a nova geração de leitor de íris. Uma tecnologia que é, de facto, mais segura que o leitor de impressões digitais (Touch ID) mas que, infelizmente, ainda demorava muito tempo para desbloquear o smartphone. Esperemos que isso mude com o HomTom HT10.

Queres poupar mais?

  • Deal ALERT: Ulefone Vienna 5.5″ FHD, 3GB RAM, som Hi-fi com 28€ desconto em pré-venda
  • HomTom HT7 recebe nova actualização e está ainda mais cativante!
  • DEAL ALERT: Elephone P9000, 4GB RAM, Helio P10, 5.5″FHD por 222€ com PROMOCODE
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.