Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

A Google removeu discretamente esta útil aplicação do Apple Watch

De forma inusitada, a Google removeu o suporte da app Keep para o Apple Watch. Será este sinal de descompromisso com a plataforma ou apenas inconsistência?

Apple Watch Google

Se tens um Apple Watch e costumas usar a aplicação Google Keep para a criação de notas, não vais ficar satisfeito com esta notícia. Isto porque a Google optou por remover discretamente o suporte deste seu serviço para o relógio da Apple.

Isto significa que a panóplia de aplicações da Google disponíveis para o Apple Watch fica ainda mais reduzida. As razões para esta decisão não foram clarificadas e possivelmente nunca o ficaremos a saber.

Esta opção concretizou-se com o lançamento da versão 2.2025.26200 da app do Google Keep, tal como informa a 9to5 Google. O término desta compatibilidade encerra uma colaboração entre as plataformas que vigorava desde 2019.

É certo que a Google nunca deu muita atenção à sua aplicação do Keep para o Apple Watch. Contudo, a sua disponibilidade para o Apple Watch apresentava uma opção interessante e prática para aqueles que desejavam ter uma app de notas no pulso.

Anda assim, isto não é o "fim do mundo" para os utilizadores do Apple Watch. Importa relembrar que o watchOS 26 trará uma aplicação de notas nativa para todos os utilizadores do smartwatch da Apple.

Com isso em mente, é curioso que a Google tome esta decisão neste momento. Com a perspetiva do lançamento de uma concorrente direta pela mão da Apple, a Google optou por desistir desta plataforma.

Em contrapartida, Google lança app do Calendário para o Apple Watch

Em contraciclo com aquilo que mencionamos acima, temos de noticiar que a Google lançou esta semana uma app do Calendário para o Apple Watch. Embora não chegue com todas as suas funcionalidades, isto mostra que a Google não desistiu completamente do relógio da Apple.

A app do Calendário disponível para o Apple Watch chega com a visualização de apenas uma semana de eventos ou o formato de lista apenas para visualização. Isso é algo que os utilizadores devem considerar se desejam usar esta app no seu relógio.

Portanto, o lançamento do Calendário e o desaparecimento do suporte para o Keep mostram uma estratégia ambígua da parte da Google. Quererá ela continuar a ter uma presença assinalável no Apple Watch ou não?

Após este carrossel de decisões, a Google conta agora com apenas três aplicações disponíveis para o Apple Watch: São elas Calendário, Youtube Music e Mapas, todas com algumas limitações nas funcionalidades disponíveis.

Apple Watch Series 10
537,74 €Amazon.es
578,40 €-7%
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.