
Quando pensas na Honda, o mais natural é associar aos automóveis. A questão é que a marca não quer ficar por aí e está com intenções de expandir a sua área de atuação. Neste caso, para o setor espacial.
Faz cerca de um mês que a Honda lançou o primeiro foguetão na sua história. Este pousou com sucesso, sendo que tinha cerca de 6 metros de comprimento e pesava mais de 1000 quilos.
O início do “sonho” do foguetão reutilizável
Foi em 2025 que o primeiro lançamento aconteceu, mas o sonho já vem de trás. Recorda a Slash Gear que o primeiro anúncio foi feito em 2021. O objetivo da marca passava por "enfrentar desafios e realizar os 'sonhos' e o 'potencial' de pessoas em todo o mundo".
Em 2024, arrancaram os primeiros testes deste foguetão reutilizável da Honda. Foi concebido em terras japonesas e conseguiu atingir uma altitude superior a 270 metros. Como dito anteriormente, o lançamento foi um sucesso. Prova disso foi o facto deste ter aterrado a escassos 30 centímetros de onde partiu, ao fim de um minuto.
Neste processo, a segurança foi uma prioridade. Num raio de 1 km, a área envolvente foi cercada, para que ninguém se aproximasse.
O grande objetivo da Honda
Tal como refere a mesma fonte de informação, a Honda tem vários focos principais, ao entrar neste mercado. Desde logo, extrair dados relevantes ao estudo sobre o aquecimento global e outros eventos climáticos extremos.
Para além disso, pretende também oferecer diferentes opções de comunicação. Os prazos estão definidos e, para a Honda, o foco passa por ter um foguetão em espaço suborbital até ao ano de 2029.
Os comentários do CEO da Honda
Perante uma entrada algo surpreendente, quem se pronunciou foi o CEO da Honda. No entender de Toshihiro Mibe, “a pesquisa de foguetões é um empreendimento significativo que alavanca os pontos fortes tecnológicos da Honda”.
“A Honda continuará a assumir novos desafios — não apenas para oferecer aos nossos clientes diversos serviços e valor por meio de nossos produtos, ao mesmo tempo em que abordamos questões ambientais e de segurança, mas também para continuar criando novos valores que tornarão o tempo e o espaço das pessoas mais agradáveis” - conclui o próprio (via Honda).