O mundo tecnológico da atualidade é, cada vez mais, pautado pela Inteligência Artificial (IA). Nesse setor, destacamos algumas gigantes como a Apple, a Samsung ou a Google. O problema é que, na última empresa referida, a IA tem gerado alguma controvérsia.
De acordo com a Phone Arena, os funcionários da Google estão tudo menos satisfeitos com uma nova forma de IA que a marca tem usado. Ao que tudo indica, a empresa tem usado IA para moderar reuniões, o que causa alguns “anticorpos” nos trabalhadores.
IA “conta” por outras palavras as questões dos funcionários aos superiores hierárquicos
O recurso chama-se “Ask” e, supostamente, tem sido usado nas reuniões de sexta-feira da Google. Esta, na prática, serve como intermediário entre os executivos e os trabalhadores. No fundo, reformula as questões feitas pelos próprios e apresenta-as de forma resumida.
O que tem incomodado alguns funcionários é que essa forma de usar IA muda o tom das críticas, em alguns casos. Segundo a mesma fonte, houve quem dissesse que o “Ask” torna as perguntas mais suaves, ou as críticas menos incisivas, sempre que o sistema sente um tom menos agradável nas queixas.
Por isso mesmo, consta que tem crescido algum descontentamento na Google, por haver um alargamento de distâncias entre funcionários e superiores. Nesse sentido, alguns funcionários, que preferem manter o anonimato, manifestam o desinteresse em ir a reuniões e fazer perguntas.
Afinal de contas, veem nesta ferramenta uma ideia que afeta negativamente a troca de ideias entre quem gere e quem é gerido. Há inclusive quem refira que o “Ask” pode contribuir para “desviar” o contexto de algumas questões.
Google refere que a abordagem tem aumentado a interação
Por mais estranho que pareça, até por causa do mau feedback que os funcionários têm dado, a Google vê com sucesso esta medida. Segundo a empresa em questão, esta nova abordagem de IA conseguiu gerar o dobro das perguntas face ao que se verificava.
Como refere a Google, antes, só 1% dos funcionários é que colocavam questões nas reuniões. Supostamente, esse valor terá aumentado. No entanto, não deixa de ser discutível esta nova forma da Google interagir com os funcionários.
Por um lado, é possível que seja mais prático para a Google inteirar-se dos problemas com a ajuda da IA. Por outro, faz sentido que os funcionários não gostem de ver as suas questões a serem modificadas por um assistente de IA.