Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

A estrada que muda tudo o que existe: carrega o teu EV sem fios e em movimento

E se o teu EV conseguisse carregar sem fios enquanto fazias uma viagem? Sim, esta possibilidade já existe numa estrada em França. Neste artigo explicamos-te ao pormenor como tudo funciona.

Autoestrada A10 em França que carrega EV por indução
Autoestrada A10 em França que carrega EV por indução Crédito@Vinci

Testes a acontecer em 2 km de autoestrada e com todo o tipo de veículos

Se pensavas que uma estrada musical era o troço mais original do mundo, temos uma boa novidade para ti. Em França, há uma estrada capaz de carregar veículos elétricos por indução e quando estes estão em movimento.

Os testes estão a ser feitos ao longo de dois quilómetros da autoestrada A10 (ligação entre Paris e Bordéus) e até agora todo o tipo de veículos elétricos – camião, carrinha, carro e autocarro – já foi testado no percurso.

Este projeto já foi oficialmente anunciado pelo Ministério dos Transportes francês e pelo Bpifrance (Banco público de investimento francês), estando a ser desenvolvido pela empresa israelita Electreon.

O carregamento sem fios, ou seja por indução, tem início assim que os veículos começam a percorrer o troço. Tudo graças à integração de bobinas recetoras que recolhem a energia emitida pelo pavimento, passando depois aos carros.

Para já, os primeiros testes registam resultados positivos. Avança a Vinci, parceira da israelita Electreon e também parte ativa do projeto, que esta tecnologia conseguiu “transferir mais de 300 kW de potência instantânea e mais de 200 kW de potência média em condições ideais de regime permanente”.

A mesma empresa garante que este tipo de tecnologia de carregamento podia “reduzir consideravelmente o peso das baterias em veículos elétricos”. Mas essa não seria a única vantagem.

Este carregamento por indução embutido na estrada também podia reduzir o tamanho dos veículos elétricos – pesados incluídos –, diminuir o custo dos mesmos, evitar paragens para carregamento e, igualmente importante, reduzir a pegada de carbono.

Governo francês tem planos para expandir este projeto

Consciente dos benefícios ambientais deste projeto, o Governo francês tem já planos para expandir este projeto de estrada com carregamento por indução (via Razão Automóvel).

O executivo quer implementar este sistema em mais 5000 quilómetros de estradas francesas de até 2030. E até 2035 conseguir registar 9000 quilómetros de estradas com carregamento por indução.

Gizmovine Transmisor FM Bluetooth Coche
Gizmovine Transmisor FM Bluetooth para carroBluetooth 5.3, carga rápida USB-C PD 30W, mãos livres com redução de ruído, luz azul ambiente
Oferta por tempo limitado
11,04 €Amazon
12,99 €-15%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews.