A PlayStation está a comemorar o seu 30.º aniversário de uma forma bastante especial: o lançamento de uma edição limitada da PS5 Slim e Pro, bem como uma coleção de acessórios com um toque nostálgico. Com apenas 12.300 unidades disponíveis globalmente, a disputa por esta versão icónica já começou e promete ser intensa.
A 30th Anniversary Collection celebra os 30 anos da PlayStation, que foi lançada originalmente em dezembro de 1994 no Japão. Para homenagear esta data histórica, a Sony deu um toque retro à nova PS5 Slim e à PS5 Pro, revestindo-as em tons de cinza que remetem ao design clássico da primeira consola da marca. Além disso, há também acessórios temáticos como o comando DualSense Edge, todos desenhados para cativar a nostalgia dos fãs de longa data.
Se tiveres interesse em (tentar) pré-reservar uma destas unidades, poderás fazê-lo através da página oficial da PlayStation Direct.
10.000 dólares por uma tentativa de compra?
Esta linha especial foi revelada numa publicação no blog oficial da PlayStation, e rapidamente gerou um enorme entusiasmo entre os jogadores mais nostálgicos. No entanto, há um gigante obstáculo a superar: os especuladores que compram estas edições limitadas em massa para as revenderem a preços exorbitantes.
É já comum ver anúncios online a pedir valores absurdos para a mera tentativa de garantir uma dessas consolas. Um exemplo extremo foi um anúncio que surgiu recentemente no eBay, a pedir uns impressionantes 10.000 dólares por uma tentativa de compra da PS5 Pro 30th Anniversary. A Sony já revelou o preço oficial do bundle, a começar a partir dos 999,90$.
A verdade é que a PS5 Pro, que será lançada oficialmente em breve, já foi extremamente controversa pelo seu preço elevado e pela performance que alguns consideram não justificar o investimento. O desempenho da consola ainda está a ser analisado, especialmente em relação a títulos futuros como o GTA 6, e pode eventualmente não tirar partido a 100% das capacidades totais da plataforma.
O lançamento será hoje (26/09) e vai ser muito atribulado
Além disso, o processo de pré-encomenda da PS5 Pro tem sido algo complicado devido à exclusividade da PlayStation Direct em certas regiões, o que tem alimentado a especulação e a frustração entre os jogadores. Mesmo com o lançamento oficial das pré-vendas marcado para hoje, espera-se que o stock esgote rapidamente, com os fãs a temer que grande parte das unidades acabem nas mãos de especuladores.
No entanto, para quem conseguir garantir uma destas consolas, a espera valerá a pena. As entregas estão previstas para 21 de novembro, e ter uma destas edições limitadas será, sem dúvida, um marco na coleção de qualquer fã da PlayStation.A corrida para garantir um pedaço significativo da história da Sony está em pleno andamento e, se estás nesta corrida, prepara-te para enfrentar muitos desafios pelo caminho.