Tecnologia e saltar à corda são dois conceitos que, geralmente, não associamos. No entanto, a Xiaomi fez questão de quebrar o paradigma, ao lançar uma corda inteligente. Chama-se Xiaomi Mijia Smart Skipping Rope 2 e foi lançada na China.
Como acontece com vários produtos da Mijia, não sabemos ainda se o produto poderá chegar (ou não) ao mercado global. De qualquer forma, já conhecemos as principais características deste produto que é muito mais evoluído do que a corda convencional.
Sobre a corda inteligente da Xiaomi
De acordo com a Xiaomi Time, estamos perante um produto que se conecta facilmente à aplicação da Xiaomi. Esta corda mistura design com tecnologia de ponta e oferece, por exemplo, métricas relativas ao desempenho no treino.
Enquanto treinas, o produto em questão tem a capacidade de contabilizar, de forma rigorosa, cada salto que é dado. A somar a isso, consegue ainda informar há quanto tempo estás a treinar e a quantidade de calorias que foram gastas durante esse período.
Todas estas informações são apresentadas num mini-ecrã, que te vai atualizando sobre o treino que estás a fazer no momento. Uma particularidade desta corda inteligente da Xiaomi é o facto de ter diferentes modos de treino.

Conforme relata a mesma fonte de informação, a Smart Skipping Rope 2 da Xiaomi contempla:
-
Modo de contagem de saltos
-
Modo de cronometragem de treinos intervalados
-
Modo de gestão de peso com contagem de calorias
-
Modo de treino livre com exercícios casuais
-
Modo de treino intervalado com benefícios cardiovasculares
-
Modo de treino offline
Sabemos ainda que cada um desses modos pode ser ajustado, em função dos objetivos do utilizador.

Se é uma corda, porque é que não aparenta ser uma corda?
Ao olhar para a imagem em cima, possivelmente terás reparado que o aspeto visual não se assemelha ao de uma corda normal. Tudo isto porque, segundo a Xiaomi Time, a marca pretende dar opções de treino a todos, mesmo àqueles que têm menos espaço.
Na prática, isto significa que existem duas funções: a função corda e a função sem corda. A primeira permite-te saltar à corda de forma convencional. A segunda permite-te fazer treinos de salto na mesma (sem corda), mas contabilizando ao mesmo tempo as tuas métricas.
Suponhamos que vives numa casa pequena onde não é possível saltar à corda, com o modo “sem corda” podes fazer o treino na mesma. Na China, está disponível por cerca de 12 euros. Ainda não há informação nenhuma que negue ou confirme uma chegada a Portugal.