A Google está a introduzir um novo destino na sua aplicação de fotos, de nome "Coleções", que pretende "tornar mais fácil do que nunca encontrar conteúdos na sua conta". As coleções alojam todos os seus álbuns num único local, os seus álbuns privados e os que foram partilhados consigo por outros utilizadores, bem como novas pastas para pessoas, animais de estimação, documentos e locais.
As mudanças chegam, presumivelmente, para apoiar o próximo assistente Ask Photos do Google, alimentado pelo motor Gemini, que o CEO Sundar Pichai disse que chegaria durante este verão.
A 9to5Google refere também que o separador de pesquisa será redesenhado, substituindo os anteriores mosaicos de imagens por uma lista de opções sugeridas, como Screenshots, Selfies e Menus.
As mudanças que esta atualização traz à aplicação
A vista das Coleções, que substitui o existente separador "Biblioteca" e mantém o mesmo ícone de estante, está atualmente a ser implementada para todos os utilizadores do Google Fotos em Android e iOS, no entanto, pode demorar algumas semanas a chegar a todos os dispositivos.
Os utilizadores podem aceder ao separador Coleções e clicar em "Álbuns" para alternar entre diferentes vistas, como "Todos", "Partilhados comigo" e "Os meus álbuns". As pastas para "Favoritos" e "Lixo" serão exibidas no topo, enquanto o Google diz que os dois blocos restantes "podem ser trocados com base nos itens que o utilizador mais navega".
As pastas bloqueadas dos utilizadores também deixarão de ser sugeridas na parte superior da vista das coleções, na sequência de queixas dos utilizadores sobre a sua colocação.
A pasta "Utilidades" está a ser totalmente removida, no entanto, as ferramentas que esta apresentava serão simplesmente reposicionadas. Por exemplo, a opção de criar uma pasta bloqueada pode agora ser encontrada ao deslocar-se para o fundo das Coleções. As opções para importar imagens e fazer criações, como álbuns, colagens e vídeos de destaque, podem ser encontradas ao clicar no símbolo "+", enquanto que funções como libertar espaço no dispositivo e gerir molduras fotográficas requerem agora que clique no perfil da sua conta Google Photos.