Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

8 coisas que deves ter em conta quando compras um telemóvel

Eis alguns aspetos que deves ter em conta antes de comprar um telemóvel.

Telemóvel

Comprar um novo telemóvel pode parecer simples, mas a verdade é que nem sempre é fácil interpretar as características que mais nos interessam. Para não te arrependeres passado pouco tempo, há vários fatores que deves mesmo ter em conta antes de tomar uma decisão. Aqui ficam 8 coisas essenciais que deves considerar quando compras um telemóvel.

1. O preço faz sentido para ti?

Antes de olhares para marcas ou modelos, define um orçamento máximo. É muito fácil ficar entusiasmado com recursos XPTO, mas lembra-te: o telemóvel deve servir-te a ti. Nem sempre o telemóvel mais caro é o melhor para o que desejas. Se usas o smartphone sobretudo para redes sociais, chamadas e vídeos, talvez não precises de um topo de gama.

Agora, se usas tudo isso, mais tarefas exigentes e aprecias uma câmara de topo, aí já pode fazer sentido. No fundo, pergunta-te sempre: vou mesmo tirar partido de tudo o que este telemóvel oferece? A partir daí, o ideal é definir um budget.

2. O desempenho e o processador

O processador é o “cérebro” do telemóvel e influencia diretamente a eficiência do sistema. Para quem joga ou usa várias apps ao mesmo tempo, é importante optar por um processador mais recente e eficiente.

Além disso, olha para a memória RAM: 6 GB, embora pareça pouco, pode servir para boa parte dos utilizadores em 2025. Contudo, podemos dizer que 8 GB é o ideal padronizado para a maioria dos utilizadores. Modelos com 12 GB ou mais só fazem sentido para utilizadores exigentes.

3. Armazenamento interno

Nem todos os telemóveis aceitam cartões microSD, por isso o armazenamento interno é importante. Na mesma lógica do que se passa com a RAM, digamos que 128 GB é o mínimo recomendado, 256 GB é ideal se tiras muitas fotos e vídeos e 512 GB só faz sentido para utilizadores muito intensivos

4. Qualidade e tamanho do ecrã

O ecrã é o componente que mais usas no dia a dia. Aqui deves ter em conta o tipo de painel (AMOLED é preferível a LCD) e a taxa de atualização, que costuma oscilar entre os 90 Hz e os 120 Hz. Depois, se gostas de usar o telemóvel ao ar livre, é ainda importante olhar ao número de nits do ecrã. Quanto mais tiver, maior é a sua resistência a condições adversas de luz.

Um bom ecrã melhora não só a experiência visual, mas também o conforto dos olhos. O tamanho costuma ser anunciado em polegadas, o que nem sempre é fácil de visualizar para quem compra. Digamos assim, um telemóvel com 6,3 polegadas (Google Pixel 9, por exemplo) é pequeno; um telemóvel com 6,67 polegadas (Xiaomi Redmi Note 14, por exemplo) é médio e um com 6,9 polegadas é grande (Samsung Galaxy S25 Ultra, por exemplo)

5. Autonomia e carregamento

Uma boa bateria faz toda a diferença. Idealmente, procura um telemóvel com pelo menos 5.000 mAh de bateria e com um carregamento rápido eficiente, num mínimo de 25 W. Assim, em princípio, terás pelo menos um dia de autonomia, o que é o expectável em qualquer smartphone da atualidade.

Nota: Nem sempre mais mAh significa melhor autonomia, a eficiência do processador e do software também contam.

6. Câmaras: mais do que megapíxeis

Os números importam, é inegável, mas não te deixes levar apenas por eles, quando analisas as características da câmara de um smartphone Um sensor de 50 MP pode ser melhor do que um de 108 MP, dependendo da qualidade do sensor, da abertura de luz e do processamento de imagem, por exemplo.

Há recursos que também fazem toda a diferença, como é o caso da estabilização ótica. A qualidade de vídeo também é importante. Supõe que fazes muitos vídeos e há um telemóvel A com 100 MP que grava a 1080p e um telemóvel B com 50 MP que grava a 4K. Talvez a segunda opção possa até ser a melhor.

Dica: Se gostas de fotografia, vale a pena ver exemplos reais antes de comprar e, se possível, testar.

7. Software e atualizações

Um bom hardware perde valor se o software não acompanhar. Informa-te sobre:

  • Quantos anos de atualizações o fabricante garante

  • Interface (Android mais limpo ou mais personalizado)

  • Presença de apps desnecessárias (bloatware)

Telemóveis com bom suporte duram mais tempo e mantêm-se seguros.

8. Conectividade e extras

Por fim, não ignores os detalhes que podem fazer diferença: 5G, NFC para pagamentos, Wi-Fi mais recente, som stereo, resistência à água e poeiras e não só. Estes extras podem não parecer essenciais, mas tornam o uso diário muito mais completo.

Conclusão

Comprar um telemóvel é um investimento importante e deve ser feito com calma. Avaliar estas 8 coisas ajuda-te a escolher um modelo equilibrado, adequado às tuas necessidades e que não te vai desiludir a médio prazo. Mais do que seguir modas, o segredo está em escolher o telemóvel certo para ti.

Google Pixel 9a 128 GB
Google Pixel 9a 128 GBCâmara IA, bateria de 24h, cores vibrantes, funcionalidades Google
399,00 €Amazon
549,00 €-27%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.