7 novos smartphones que vão chegar neste mês de maio

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 6 min.

Os primeiros quatro meses de 2022 foram repletos de lançamentos de novos smartphones no mercado e no mês de maio vai manter-se o ritmo acelerado de lançamentos.

A Sony vai apresentar oficialmente premium o Xperia 1 IV enquanto que a Samsung prepara-se para disponibilizar mais dois modelos de entrada de gama. Mas há mais cinco novidades que vão chegar este mês aos utilizadores. Conhece cada um dos novos modelos já de seguida.

1. Sony Xperia 1 IV

A Sony já reservou a data de 11 de maio para apresentar oficialmente o seu Xperia 1 IV que chega com especificações de topo e um preço premium a condizer. Os rumores mais recentes sugerem que a variante com 256 GB de armazenamento terá um custo de cerca de 1.325 euros enquanto que a versão com 512 GB terá um custo aproximado de 1.470 euros.

O topo de gama Sony deve integrar o processador Snapdragon 8 Gen 1 emparelhado com 12 ou 16 GB de memória RAM e 256 ou 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

Tudo indica que seja alimentado por uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 45 watts.

Por fim, espera-se que o Xperia 1 IV tenha o mesmo ecrã de 6,5 polegadas com resolução 4K HDR e taxa de atualização de 120 Hz do seu modelo antecessor e que a configuração de câmaras seja atualizada e deslumbre tanto como o Xperia 1 III deslumbrou quando foi apresentado.

2. Vivo X80

A 8 de maio a nova série X80 da Vivo é lançada a nível global e espera-se que tanto o X80 como o X80 Pro cheguem com as mesmas especificações dos congéneres chineses. Assim, o X80 Pro terá aos comandos o chip Snapdragon 8 Gen 1 emparelhado com de até 12 GB de memória RAM e de até 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

Já o X80 deve também ser disponibilizado com de até 12 GB de memória RAM e de até 512 GB no armazenamento interno, mas com duas variantes distintas no processador. Uma com o Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm enquanto que a outra versão integra o Dimensity 9000 da MediaTek.

Na parte ótica, o X80 Pro vai contar com uma configuração de câmara quádrupla com um sensor principal de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 48 megapixéis, um terceiro sensor de 12 megapixéis e ainda um sensor periscópio de oito megapixéis com zoom óptico de 5x. A câmara frontal fornece 32 megapixéis de resolução.

O modelo X80 vai chegar com uma configuração de câmara tripla com um sensor primário também de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis e um sensor telefoto de 12 megapixéis. Na zona frontal vai apresentar igualmente uma câmara de 32 megapixéis.

3. iQOO Neo6 SE

Com chegada prevista a 6 de maio ao mercado chinês, o iQOO Neo6 SE vem posicionar-se no segmento de smartphones acessíveis. Espera-se que integre o processador Snapdragon 870 SoC emparelhado com 8 GB ou 12 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno.

É igualmente expectável que chegue equipado com um ecrã de 6,62 polegadas com uma resolução Full HD+ e uma taxa de atualização de 120 Hz. A alimentar o modelo estará uma bateria de 4.700 mAh com suporte para carregamento rápido de 80 watts.

Não são conhecidas mais especificações do modelo, mas daqui a dois dias apenas vamos poder conhecer o terminal oficialmente.

4. ZTE Axon 40

A 9 de maio chega à China a nova série Axon 40 da ZTE que traz consigo três novos modelos: o padrão Axon 40, o Axon 40 Pro e o Axon 40 Ultra. Concentremo-nos neste último, uma vez que os rumores mais recentes revelavam algumas das suas especificações.

Espera-se que o modelo Ultra integre o processador Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm emparelhado com de até 16 GB de memória RAM e até 512 GB de capacidade no armazenamento interno.

A alimentar o terminal vai estar uma bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 65 watts. Na parte ótica, o modelo Ultra vai contar com um sistema de câmara tripla de 64 megapixéis.

Por sua vez, o ZTE Axon 40 Pro deverá apresentar apresentar na sua configuração de câmara traseira o sensor ISOCELL HM3 com 108 megapixéis de resolução da Samsung.

5. Redmi Note 12

Na rede social chinesa Weibo, Lu Weibing, CEO da Redmi, já começou a promover a série Redmi Note 12, o que sugere um lançamento iminente no mercado chinês que pode acontecer ainda este mês.

A nova série vai focar-se no desempenho, informação já confirmada pelo responsável máximo da marca. Mas poucos pormenores são conhecidos sobre as suas especificações.

Alguns rumores indicam que a série vai integrar o processador Dimensity 8000 da MediaTek e um ecrã de 6,6 polegadas com uma taxa de atualização de 144 Hz.

Por fim, alguns rumores sugerem também que a nova série com "desempenho King Kong", pode trazer consigo o tão aguardado carregamento rápido de 120 watts.

6. Samsung Galaxy A13s

O novo Galaxy A13s acaba de passar por algumas certificações cruciais, o que sugere que o seu lançamento está iminente. De acordo com os rumores mais recentes, o novo terminal vai ser uma nova variante do terminal Galaxy A13 que esta já disponível no mercado e, por isso, poderá ter algumas especificações iguais.

E como não são conhecidas nenhuma das suas especificações, recordemos como é o A13 que poderá então partilhar semelhanças. O processador presente é o Exynos 850 que está emparelhado com de até 6 GB de memória RAM e de até 128 GB de capacidade no armazenamento interno.

Na parte ótica, o Galaxy A13 apresenta uma configuração de câmara quádrupla com um sensor principal de 50 megapixéis, complementado por um ultrawide de cinco megapixéis e um sensor de profundidade e um macro, ambos com uma resolução de dois megapixéis.

Executa Android 12 e integra ainda uma bateria grande de 5.000 mAh com suporte para carregamento rápido de 15 watts.

7. Samsung Galaxy A04

À semelhança do Galaxy A13s, também o Galaxy A04 acaba de passar por várias certificações que indicam que o seu lançamento será feito em breve. Neste caso, são também poucas as informações disponíveis sobre as especificações.

Mas espera-se que o processador deste modelo seja atualizado ou com um chip MediaTek como o seu antecessor que incluía o Helio P35 ou que, numa mudança drástica, venha a integrar desta vez um chip da Qualcomm.

Deve também chegar equipado com um ecrã de 6,5 polegadas, mas tanto a resolução como a taxa de atualização mantêm-se no segredo dos deuses. A bateria deve ser igual à do seu antecessor com 5.000 mAh de capacidade, mas não se sabe se vai manter o suporte para carregamento rápido de 10 watts ou se vai tornar o carregamento um pouco mais célere.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Pro Endurance: o cartão microSD que dura até 16 anos
  • Samsung anuncia armazenamento UFS 4.0 com desempenho 2x superior ao USF 3.1
  • Nothing Phone: reveladas algumas das especificações cruciais
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt