6G com velocidades de 1 terabit por segundo? Sim, já existe e até foi demonstrado por esta empresa

Mónica Marques
Comentar

Ainda nem o 5G chegou a todo o mundo e já o 6G faz as suas primeiras aparições, revelando velocidades nunca antes vistas.

A LG, empresa sul-coreana, acaba de fazer uma demonstração da tecnologia que permite alcançar uma velocidade de 1 terabit por segundo.

LG mostra primeiro amplificador de potência para 6G

tecnologia 6G
Potencial da conectividade 6G foi recentemente demonstrado pela empresa sul-coreana LG

A tecnologia não pára e está em constante evolução, todos o sabemos. Mas quando surge mais uma inovação, não deixamos de nos sentir espantados por mais um passo na evolução tecnológica.

Este é mais um desses momentos, depois da empresa LG ter feito uma demonstração da tecnologia 6G e de todos os benefícios que o padrão pode trazer aos utilizadores. Tudo aconteceu quando a empresa sul-coreana apresentou o primeiro amplificador de potência para 6G.

O equipamento resulta do trabalho conjunto da LG com o Instituto de Pesquisa Fraunhofer , localizado na Alemanha, e foi utilizado para a transmissão e receção de dados, sem fios, utilizando a banda de frequência 6G Thz (terahertz).

Esclareça-se que esta tecnologia de transmissão / receção sem fio terahertz usa uma banda de frequência entre os 100 GHz e os 10 THz para obter uma taxa de transmissão de dados na velocidade incrível de até 1 terabit por segundo.

Tecnologia 6G só chegará aos utilizadores finais em 2029

Apesar de esta velocidade extraordinária ser entusiasmante e criar altas expetativas, devemos conter o entusiasmo, recordando que ainda temos de ter acesso e passar uns tempos com a tecnologia 5G.
Aliás, a maior parte das empresas tecnológicas começaram a trabalhar nos padrões 5G e 6G em simultâneo, sendo que muito possivelmente os avanços alcançados numa terão ditado a evolução da outra.

As previsões apontam para que a padronização 6G, ou seja, a implementação da tecnologia nos equipamentos, comece no longínquo ano de 2025 e que a sua comercialização tenha início no ainda mais longínquo ano de 2029. No entanto, não deixa de ser entusiasmante a perspetiva futura de velocidade na ordem dos 1 terabit por segundo.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.