As campanhas de ‘recall’ de viaturas novas devido a defeitos de fabrico são comuns há várias décadas e ocorrem em qualquer parte do mundo, com qualquer fabricante.
Mas quando essas campanhas se concentram num relativo curto espaço de tempo, não só com a mesma marca de veículos, mas sempre sobre o mesmo modelo, algo poderá não estar a correr como o esperado.
Seis ‘recalls’ em 12 meses
Desde o seu lançamento no mercado norte-americano, em dezembro de 2023, o Cybertruck já esteve no centro de seis chamadas oficiais por parte da Tesla.
O site CNet indica mesmo que a Tesla foi a marca de automóveis com mais ‘recalls’ durante este ano, atingindo os 4,4 milhões de veículos chamados – mais 100 mil do que os ‘recalls’ feitos pela Ford.
Refere a mesma fonte que a maioria destas chamadas se deveram a questões de software, sem grandes riscos imediatos associados. Mas uma delas, em abril de 2024, ganhou contornos de maior gravidade, quando alguns modelos do Cybertruck começaram a mostrar uma aceleração involuntária.
Do acelerador preso, à falha da câmara
A CNet foi aos arquivos em busca de relatos sobre os cenários de ‘recall’ que envolveram o Tesla Cybertruck. Em cerca de 12 meses descobriu seis situações deste tipo, devido a defeitos distintos, com diferentes graus de gravidade.
► 30 de janeiro de 2024 - Dimensão incorreta da letra nas mensagens de aviso
Foram afetados 2.193.869 de Teslas, com o Cybertruck 2024 incluído no lote. A falha foi detetada no tamanho demasiado pequeno da letra no painel de instrumentos para os avisos de travagem, estacionamento e ABS, o que tornava a leitura difícil para o condutor.
A Tesla lançou uma atualização gratuita em modo remoto, que os proprietários dos Cybertrucks puderam instalar sem necessidade de levar os veículos aos concessionários.
► 17 de abril de 2024 - Aceleração involuntária devido a pedal preso
Foi o defeito de fabrico mais grave a afetar o Cybertruck até ao momento, dando origem à chamada de 3.878 veículos afetados, com data de fabrico entre 13 de novembro de 2023 e 4 de abril de 2024.
Basicamente, a introdução involuntária de um lubrificante durante o fabrico levou a que o pedal do acelerador de alguns Cybertrucks ficasse preso ao ser pressionado, fazendo com que os veículos acelerassem de forma incontrolável. Os condutores podiam parar essa aceleração mantendo o pedal do travão premido, mas foi necessário reparar – ou mesmo substituir – gratuitamente o conjunto do pedal do acelerador nas oficinas dos concessionários Tesla.
► 19 de junho de 2024 - Possíveis falhas no para-brisas dianteiro
Um total de 11.688 Cybetrucks foram afetados por este problema, causado por um componente defeituoso que fornecia corrente elétrica excessiva ao controlador do motor do limpa para-brisas, levando à sua avaria.
A Tesla aconselhou os proprietários dos Cybertrucks fabricados entre 13 de novembro de 2023 e 6 de junho de 2024 a levarem os seus veículos a um concessionário, onde o motor do limpa para-brisas foi substituído gratuitamente.
► 19 de junho de 2024 - Perigo de uma peça da estrutura se soltar
Na mesma data que a Tesla lançou o ‘recall’ relativo ao limpa para-brisas, emitiu também uma chamada relativa a um problema num adesivo associado a um ‘aplique’ da estrutura, na zona da bagageira.
Segundo o fabricante, a instalação incorreta desse adesivo em alguns veículos poderia levar a que se soltasse parcialmente, ou que caísse em andamento, gerando riscos para os outros condutores.
Os proprietários de 12.150 Cybertruck levaram as suas viaturas aos concessionários Tesla, que procederam à substituição de peças de acabamento em falta ou à aplicação de um produto para reforçar a aderência da peça.
► 26 de setembro de 2024 - Falhas na imagem da câmara de visão traseira
Foi mais um defeito resolvido através de uma atualização de software em modo remoto, neste caso a afetar 27.185 Cybertrucks, que os mantinha à margem da lei federal norte-americana.
Em determinadas situações, os veículos podiam demorar mais de dois segundos a mostrar a imagem captada pela câmara traseira, o que violava essas regras federais de segurança.
► 5 de novembro de 2024 - Perda de potência na aceleração
O defeito mais recente detetado nos Cybetruck estará a afetar, pelo menos, 2.400 veículos. Tudo se deve à instalação de transístores do tipo MOSFET (Metal-Oxide-Semiconductor Field-Effect Transistor) defeituosos no inversor de alguns veículos, com potencial para gerar falhas nos próprios motores.
A solução deste defeito implica a substituição do inversor num concessionário Tesla, embora a empresa apenas esteja a planear a notificação oficial para a primeira semana de janeiro de 2025.
Se a nível técnico a maioria dos ‘recalls’ protagonizados pela Tesla para o seu Cybertruck sejam facilmente solucionáveis, a quantidade de falhas de origem detetadas em menos de um ano poderá ter outras consequências. Afinal de contas, o sucesso e o mediatismo à volta da pickup elétrica da Tesla pode ter, neste caso, um efeito contrário, gerando problemas de reputação e de credibilidade difíceis de contornar.