6 Gadgets a evitar neste Natal

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 6 min.

Nesta época muitos sites vos dão o melhor a comprar e o que oferecer. Para além disso, pelo segundo ano consecutivos, vos mostramos aquilo que devem evitar neste Natal.

Quero que saibas ainda, que isto é apenas uma opinião e que a compra de um destes gadgets não é inteiramente má, apenas, na minha opinião, uma “má jogada”. Os gadgets descritos são bons e de qualidade já demonstrada, mas deixam a desejar em alguns pontos que me fizerem selecionar os meninos para esta lista.

Sony Xperia Z3

Fizemos uma review deste terminal e mereceu todo o crédito dado. O equipamento é de uma qualidade extrema e tem especificações que são de denotar. Os 3GB de RAM, o Snapdragon 801, o fantástico ecrã e excelente design leva-nos a questionar se não será um dos smartphones do ano. Mas então porque é que consta numa lista de Gadgets a evitar? A Sony melhorou muitos aspectos nos seus smartphones, mas infelizmente falhou no timing. O facto de ter lançado este Z3 6 meses depois do Z2, acaba por dar pouca credibilidade a uma marca que nunca pensei em questionar.

Pela ordem das coisas o Z4 deverá sair em Março de 2015 e os leaks que temos visto parecem que algo poderá mudar. Embora os FlagShips da Sony sejam a ter em conta, desaconselho a compra deste Sony Xperia Z3 muito devido ao seu “pouco tempo de vida”. Quando o Z4 for lançado terá garantida uma queda no preço do Z3, que irá interferir se o quiseres vender mais tarde. Resumindo se pensares em apenas comprar o terminal sem pensar o quão atualizado estará e sem pensares em o vender mais tarde, é uma excelente opção. Caso contrario evita comprares o Xperia Z3.

Samsung Galaxy S5

Já me expressei o quão desapontado fiquei com este terminal. O equipamento foi lançado a Fevereiro de 2014 e o facto de estar quase a fazer um ano é mais do que razão para o evitar este natal, mas não é tudo.

Embora seja um terminal aceitável com um ecrã de meter inveja e uma câmara formidável, perde muito na falta de inovação. O equipamento nada mostra para ser uma boa compra nos dias de hoje. O Design é estranho ( Obviamente irá depender de cada um), o Interface é pesado e sem fundamento num equipamento com especificações que não são de topo. O TouchWiz é uma situação complicada. O que consegue dar ao Note para o fazer único, tira à gama Galaxy S fazendo-o pesado e absurdo.

O facto da Samsung apelidar o Galaxy S6 como “Projecto Zero” dá-nos a entender o quão a gama Galaxy S entrou em declínio e como o S5 foi um dos maiores falhanços que a marca mandou como Flagship.

LG G Watch

Eu sou um fã de smartwatches, por essa razão sou uma pessoa minimamente atenta a este mundo. As marcas tem olhado da mesma forma e desde a Samsung à Apple, têm visto que isto é uma potencialidade de negócio. Foram muitas as marcas que lançaram wearables em 2014. A Motorola lançou o primeiro smartwatch circular a Apple anunciou o seu primeiro e a Samsung lançou um com ecrã curvo. Mas porque é que este G Watch será uma opção a evitar?

Na conferência da Google foram anunciados 3 Android Wear, o Moto 360, o Samsung Gear Live e este LG G Watch. A Motorola caracterizou-se pela irreverência, a Samsung com uma vasta linha de smartwatches lançou o seu primeiro Android Wear e a LG caracterizou-se pela falta de qualidade e erros de principiante.

O relógio passado semanas de estar à venda na PlayStore foram reportados milhares com os “ímans de carregamento” a enferrujar, a LG teve de retirar milhares de exemplares do mercado e logo de seguida apostou forte naquele que deveria ter sido o seu primeiro, o G Watch R. O G Watch R devo dizer que me impressionou pela qualidade e nota-se que teve uma atenção especial ao pormenor, já o G Watch falha pela falta disso mesmo. Nota-se que foi feito às 3 pancadas e a baixa de valor constante reflete isso mesmo.

iPhone 5C

São raras as situações que comprar um gadget da Apple é uma má jogada. Normalmente eles são sempre um dos mais eleitos do mercado. Neste caso decidi selecionar o iPhone 5C devido ao seu falhanço no mercado.

Especulava-se antes da Apple lançar no mercado o 5C que a marca Americana iria lançar um equipamento de uma linha barata onde os pormenores não eram os mesmos e a construção não fosse tão cuidada como o seu FalgShip. Quase tudo isto aconteceu, o smartphone com linhas menos cuidadas e poucos pormenores foi lançado mas não tão barato quanto se esperava. A Apple pegou num iPhone 5 modificou a capa traseira e vendeu um equipamento do ano anterior a preço do recente ano. Jogada inteligente mas pouco eficaz. Relatos indicam que o iPhone 5C estará de saída do mercado e virá um iPhone com ecrã mais pequeno para substituição. Apostar na compra de um iPhone 5C para este Natal é jogar atrasado. Preferível comprar um iPhone 5 com uma capa de proteção.

Samsung Galaxy Alpha

Relativamente a este smartphone ponderei bastante antes de o pôr nesta lista. Isto porque é um smartphone com um design sublime e fiquei super impressionado quando tive a oportunidade de fazer o hands on na IFA em Berlim. Mas dadas as circunstâncias tenho mesmo de o selecionar para os “a evitar”.

O equipamento como referi tem um design de topo mas perde no preço e no que tem a oferecer pelo preço.

O equipamento teve uma queda de preço em alguma superficies e quem o comprou a 699€ já perdeu dinheiro. Embora seja um smartphone interessante é um valor ridículo por um equipamento “Beta”. Este terminal foi simplesmente um teste da Samsung para “aceitação” no mercado. O equipamento foi lançado como uma gama inferior. Se desse bem e tivesse saída, melhor e tinham o caminho a seguir, se desse mal, ninguém se ia lembrar quando descontinuado.

Nota-se que foi um equipamento cuidado no design, mas perde novamente no interface com um TouchWiz não adaptado ao smartphone, em especificações que poderiam ser mais carregadas até ao topo, principalmente pelo valor que pedem por ele. O valor solicitado pela Samsung exige que quando se abrir a caixa aquele smartphone seja um Flagship, algo que não acontece.

Tudo o que tenha Windows RT

Referi este SO o ano passado e não errei quando disse que tinha “nascido morto”. A falta de suporte, aplicações e falta de fundamento fizeram deste SO um dos maiores fiascos de sempre.

Não há muito a falar sobre isto. Se conheces o sistema sabes que tenho a minha razão. A Microsoft remediou-se ao lançar o Surface Pro 2 e 3 justificando sem dúvida a compra de um tablet ou híbrido com este SO, acabando por mais tarde ir aos poucos retirando o RT do mercado.

Mas cuidado porque “eles andem aí”,“ os afigógos andem aí”. Embora quase extintos ainda podem ser encontrados em superficies comerciais e acredita que estes farão de tudo para com que os compres.

Como referi anteriormente isto é uma lista pessoal, os fundamentos foram apresentados. Em nada quero desvalorizar uma compra destes equipamentos. Penso que é apenas uma má jogada.

Talvez queiras ver:

  • Devo ou não comprar um smartphone Chinês?
  • Nokia N1 será lançado dia 7 de Janeiro na China
  • Nokia lumia 1320 review
  • Imagens do Samsung Z1 Tizen com possível apresentação em Janeiro
  • O Project Ara vai incluir o processador Tegra K1

Queremos saber a tua opinião sobre este assunto por isso fica livre de comentar abaixo. Clica aqui para saberes como ajudar a 4GNews!

Nós e os nossos meios de comunicação!

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.