
Os burlões estão a ficar cada vez mais sofisticados e os esquemas de phishing cada vez mais frequentes. Estes são criados com o intuito de roubar dados sensíveis, como contas bancárias, que te podem causar bastantes dores de cabeça.
Para evitar cair nestes esquemas, há várias dicas simples que podem ajudar a detetar e evitar estes engodos. Precisamente por isso, elencamos alguns cuidados que deves ter para te ajudar a detetar um email de phishing e como não cair no engodo.
1 - Saber reconhecer um email de phishing
Saber como são escritos os emails de phishing é uma estratégia essencial para evitar ser enganado. Nestes esquemas, os seus autores tentam sempre passar um sentimento de urgência à vítima.
Cenários como transferências bancárias que têm de ser interrompidas já, avisos para pagamentos por efetuar ou até solicitar a descarga de ficheiros. Se vires algo deste género na tua caixa de email, para e pensa se fizeste algo que motive essa mensagem.
2 - Verificar o remetente da mensagem
Outro passo importante é verificar quem te enviou a mensagem. Atualmente, os autores destes esquemas já conseguem fazer com que os emails pareçam legítimos com bastante facilidade.
Ainda assim, carrega no nome do remetente para o leres o seu email com atenção. Nota que entidades fidedignas normalmente têm os seus emails associados aos seus domínios oficiais.
3 - Passa o rato pelos links antes de carregar neles
O processo tradicional em esquemas de phishing é enviar links para onde o utilizador deve seguir para concluir a operação. Antes de o fazer, passa o rato por cima desse link, mas sem carregar nele.
Deste modo, poderás verificar o site para onde essa ligação te enviará. Se a ligação não corresponder ao texto nem à entidade que supostamente o envia, então já sabes que não é legítimo.
4 - Não descarregues ficheiros enviados por email
Se alguém te enviar um ficheiro por email a pedir que o descarregues - a menos que seja alguém que conheças -, nunca o faças. Estes ficheiros normalmente vêm recheados de malware que ajudarão os hackers a roubar os teus dados.
5 - Não entres na tua conta bancária através de links enviados por email
Se receberes um email a pedir para entrar no site do teu banco para cancelar ou realizar alguma transferência, não o faças. Os bancos já alertaram várias vezes que não fazem esse tipo de pedidos.
Se tiveres necessidade de verificar a tua conta bancária, fá-lo abrindo um novo separador e introduz o endereço oficial do teu banco. Verifica também se o site onde estás é seguro, algo normalmente atestado pela presença do certificado HTTPS.
6 - Usa palavras-chave fortes e ativa a autenticação de dois fatores
Para protegeres as tuas contas de olhares alheios, usa sempre palavras-chave fortes e não as repitas noutros serviços. O ideal é mudar ocasionalmente essa credencial para o caso de a tua antiga palavras-chave estar comprometida.
Deves ainda ativar a autenticação de dois fatores sempre que possível. Com isto adicionas uma camada de proteção extra à tua conta, pois qualquer tentativa de login exigirá um código único que receberás no teu telefone.