Windows 10

Com o avançar dos tempos, tendemos a deixar o nosso computador cheio de “lixo” e a cometer alguns erros que depois se traduzem no mau desempenho do nosso computador. Por isso, vou dar-te 6 dicas que te permitirão melhorar o desempenho. Importa referir que estas dicas têm como base as várias fontes de informação disponível na internet bem como a minha experiência pessoal.

    1. Limpar o hardware

   

pc sujo

A ventilação é um factor muito importante num computador, ainda por cima depois de realizares os passos seguintes. Portanto, se és uma pessoa “desleixada” e que costumas a usar o computador por cima dos lençóis ou eventualmente o computador nunca foi limpo e costuma a estar num sitio com bastante pó, deverás começar por desmontá-lo o mais possível e fazer uma limpeza. Se não souberes como se faz ou tiveres medo que algo corra mal, podes pedir a um amigo que o saiba fazer ou mesmo ir até uma loja de informática que normalmente limpam o computador por um preço bastante reduzido. Considera eventualmente também trocar a massa térmica (que é responsável pelo arrefecimento do processador).

    2. Alterar as definições para elevado desempenho

opções de energia

Clicando no menu Iniciar pesquisa por “Opções de Energia” e altera o esquema de energia do teu computador para “Elevado desempenho” para que ele forneça toda a energia necessária ao hardware e, consequentemente, este possa ter um bom desempenho. Ao alterares para este modo de energia, logicamente a duração da tua bateria vai diminuir.

Vê também: Correr aplicações Windows em Android e ChromeOS é possível graças ao CrossOver

    3. Desligar arranque automático de programas desnecessários

CCleaner

Ao longo do tempo, ao instalares os programas no teu computador, estes muitas vezes são definidos para iniciarem juntamente com o Windows. Portanto, ficam a grande maioria do tempo a correr em 2º plano no computador e a gastar recursos do hardware completamente desnecessários. É importante que desatives todos esses programas que não utilizes sempre (por exemplo, Skype, Steam, Adobe ou até mesmo Dropbox). O desativar o arranque só faz mesmo isso que o próprio nome indica: desativa o arranque (aquando do início do Windows). Assim, sempre que quiseres usar um programa, clicas normalmente no ícone desse programa e ele deverá iniciar e funcionar normalmente.
Para fazer esta gestão bem como desinstalar programas (inúteis ou não), limpar o registo do computador ou até mesmo fazer uma limpeza para eliminar ficheiros inúteis (que não são, de forma alguma, importantes), aconselho-te o programa gratuito e muito fácil de utilizar CCleaner. Acredita que, com este programa, podes fazer pequenos milagres no que toca a melhorar o desempenho do teu computador!

    4. Alterar definições de arranque do sistema operativo

msconfig

Uma táctica para que o computador inicie mais rapidamente é configurá-lo de forma a que utilize o máximo possível do seu hardware durante este processo de iniciação do Windows. Para tal clicas no menu Iniciar e pesquisas por “msconfig”. De seguida, vais ao separador “Arranque (Boot)” e clicas em “Opções avançadas”. Depois seleccionas a opção “Número de processadores” e escolhes o número mais elevado de processadores que tiveres disponível (no meu caso são 8). Em seguida, ativas também a opção “Memória máxima” que vai definir o máximo de memória RAM que pode utilizar. Este valor já deve ser definido quando ativas esta opção. No entanto, se não ficar definido, multiplicas o número de gigabytes que tens de memória RAM por 1024 e escreves nesse local o resultado. Depois de tudo isto, só tens de clicar em “Ok” e reinicar o computador.

    5. Desativar extensões desnecessárias do browser

chrome extensions

Os browsers são, sem dúvida, uma fonte de lentidão para os computadores. É certo que há uns mais rápido do que os outros e com todo aqueles toolbars que muitas vezes é instalado de forma intrusiva, ainda piora a situação. Portanto, é importante que faças uma gestão eficiente das extensões do teu browser bem como não ter instalados aqueles toolbars que são muito chatos, consomem recursos e diminuem a segurança das tuas informações no mundo da internet.

Vê ainda: Pokémon Go para Windows? Talvez sim, talvez não…

    6. Ter as atualizações sempre em dia

windows update

Para teres um computador com um desempenho fluído é essencial que tenhas os teus programas e o próprio sistema operativo sempre atualizado para que tudo possa funcionar corretamente. Daí que, caso tenhas as atualizações automáticas desligadas, devas ativar esta função ou, pelo menos, ter o cuidado de verificar frequentemente se não existem atualizações que possam ser instaladas.

Se nenhuma das dicas que te dei acima melhoraram o desempenho do teu computador, sugiro-te ainda que tentes atualizar as drivers dos componentes do teu computador através do site do fabricante e, caso ainda tenhas lentidão, provavelmente terás de fazer um upgrade de hardware (aumentar a memória RAM, trocar o disco interno por um disco SSD, mudar a placa gráfica) ou até mesmo, caso possas, comprar um novo computador.

Talvez queiras ver:

Preços e todas as informações acerca destas secretárias para computador

Viatecmundo

Estudante de Direito e amante de tecnologia. Tudo o que é inovador na vida atrai-me (menos comida muito “fora do normal”).
No meio tecnológico, aprecio particularmente smartphones, computadores e automóveis.
Integrar a equipa da 4gnews começou por ser um desafio pessoal e agora é um orgulho coletivo.