5G da NOS dá música a grupo de pessoas surdas no NOS Alive

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O NOS Alive realizou-se este fim semana e a NOS levou um grupo de pessoas surdas ao festival para poderem sentir a emoção do concerto de Dua Lipa. Em comunicado, a operadora explica como a tecnologia do 5G permitiu este feito.

Neste que foi o primeiro concerto 5G para pessoas surdas em Portugal, foi “usada uma solução inovadora que combina coletes sensoriais que vibram ao ritmo da música, com uma APP de interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) em simultâneo”.

colete

A iniciativa contou com um forte envolvimento da artista. De realçar que esta conheceu o grupo momentos antes do concerto. Além disso, teve a oportunidade de experimentar o “Colete das Emoções”.

Para que tal fosse possível, a NOS aliou-se à empresa Access Lab. Esta “tem como missão garantir às pessoas surdas ou com deficiência o acesso à cultura e ao entretenimento". Foi partir daí, criou-se a experiência “Coletes das Emoções” com a rede 5G da NOS.

Coletes hápticos captaram o som do concerto e emitiram vibrações ao ritmo da música

Os coletes hápticos captaram o som do concerto e emitiram vibrações ao ritmo da música. Com a app criada pela NOS para o efeito, houve uma camada adicional de imersão e acessibilidade, com o live streaming em tempo real de intérpretes qualificados em LGP, que acompanharam o concerto.

nos

“Foi muito especial poder estar no concerto a sentir toda a magia da multidão, da artista, das luzes e da vibração da música, sobretudo desta forma tão única com os coletes e a possibilidade de interpretação em LGP, através da tecnologia da NOS”, afirmou Mariana Bártolo, uma das participantes na iniciativa.

De referir que o facto de esta ação ter sido assente em 5G, fez com que não houvesse qualquer necessidade de cabos. Assim, os participantes puderam movimentar-se livremente pelos concertos.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.