5 telemóveis Samsung receberão One UI 6.1.1 mais tarde: o teu é um deles?

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Durante o mês de setembro, há vários dispositivos da Samsung que estão a receber a nova atualização da marca sul-coreana. Trata-se do One UI 6.1.1, que já chegou, por exemplo, ao Galaxy Z Fold 6 e ao Z Flip 6. No entanto, há uma questão que convém salientar.

De acordo com a SamMobile, fonte especializada da Samsung, é previsível que alguns modelos de 2022 não recebam o update tão cedo. Não quer dizer que não o vão receber, porque vão, mas podem ter de esperar mais algum tempo. Os modelos em questão são:

  • Samsung Galaxy S22

  • Samsung Galaxy S22 Plus

  • Samsung Galaxy S22 Ultra

  • Samsung Galaxy Z Flip 4

  • Samsung Galaxy Z Fold 4

  • Samsung Galaxy Tab S8 (tablet)

Porque é que se pensou que os modelos de 2022 não iriam receber update?

Efetivamente, compreendem-se aqueles que equacionaram a hipótese de não ver o One UI 6.1.1 nos modelos de 2022. Isto porque a Samsung divulgou um comunicado de imprensa a anunciar o lançamento. Quem é que lá não constava? Pois claro: os modelos de 2022.

Telemóvel Samsung
Imagem Ilustrativa (via Samsung)

Antes pelo contrário, apenas constava a “família” Galaxy S24, Galaxy S23, assim como o Z Fold 5, o Z Fold 6, o Z Flip 5 e o Z Flip 6. Recorde-se que o primeiro de todos a receber a atualização foi o Galaxy S24.

Apesar de se saber que a atualização vai chegar mais tarde, ainda não há dados que permitam inferir quando. Resta esperar para ver se a Samsung, eventualmente, se pronuncia sobre o assunto.

Dispositivos de 2022 também recebem menos recursos

Outro aspeto acerca do One UI 6.1.1 é que os modelos de 2022 vão receber menos recursos. Segundo a mesma fonte, isto tanto se aplica a funcionalidades de Inteligência Artificial (IA) como a funções sem ser de IA.

Olhando pelo “copo meio cheio”, há algumas ferramentas prestes a chegar a estes telemóveis. Entre estas, o Motion Clipper, o Portrait Studio, o Sketch to Image e a possibilidade de conceber papéis de parede com efeitos ao vivo.

Espera-se que também seja mais fácil copiar e partilhar arquivos, criar GIFs, alternar entre imagens e usar o smartphone em ecrã dividido. Podem ser recursos bem úteis e a boa notícia é que estão a caminho.

Já quanto aos modelos de 2021, segundo a SamMobile, ainda permanece a dúvida se receberão o One UI 6.1.1. Mesmo que isso aconteça, é expectável que as melhorias sejam ainda menos pronunciadas.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.