Os smartphones têm uma vida útil limitada e existem alguns sinais dados pelos mesmos que indicam claramente que precisam de ser reformados e substituídos por novos modelos.
Neste artigo, damos-te a conhecer cinco sinais que são indicadores de que precisas de investir num smartphone novo.
1. Desempenho lento
Ao início, o teu smartphone era super rápido, mas agora as aplicações demoram imenso a carregar, há jogos que já consegues fazer correr e até mesmo navegar nas redes sociais é um teste à paciência.
Tudo isto indica que o processador está datado e sobrecarregado por software exigente. Sinal inequívoco de que necessitas de um novo smartphone com um processador mais recente e com maior capacidade na memória RAM.
2. Bateria desaparece
Ainda te lembras quando o teu smartphone te acompanhava o dia inteiro sem precisar de ser carregado. Mas agora andas sempre com o carregador contigo porque a bateria desaparece.
Precisas de um novo smartphone com um processador mais eficiente a nível energético e com um sistema de refrigeração mais eficaz. Sim, o teu smartphone adorado e antigo, nos últimos tempos aquece demasiado…
3. Falta de espaço no armazenamento
Agora estás sempre a receber a mensagem de que tens o armazenamento cheio e tens de libertar espaço. Podes apagar fotos, limpar cookies e desinstalar aplicações, mas esta é uma solução temporária.
Precisas de um modelo novo e de avaliar muito bem as tuas necessidades de armazenamento. Atualmente, existem várias capacidades disponíveis em todos os smartphones. A escolha depende de encontrar um bom equilíbrio entre responder às necessidades e respeitar o orçamento. Sim, porque uma capacidade maior no armazenamento, paga-se.
4. Congelamento frequente
Um smartphone datado tem tendência a congelar com frequência. Não só é irritante como também te indica que tens de encontrar um substituto com software e hardware mais atualizados.
5. Software desatualizado
Outro dos sinais de que precisas de um smartphone novo é se o teu modelo passa a não ser elegível para as grandes atualizações de software – aqui entenda-se sistemas operativos.
Com o software desatualizado, não vais ter acesso a todas as funcionalidades do sistema operativo e também não vais conseguir executar algumas aplicações.
Na altura de comprar um novo smartphone, verifica a política de atualizações da marca. Atualmente, o segmento de smartphones premium tem modelos com 7 anos de atualizações para o software e a gama média varia entre os quatro e dois anos.