5 razões pelas quais o Samsung Galaxy Note 8 é o melhor para produtividade

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 4 min.

Este smartphone não é para todos. O Samsung Galaxy Note 8 é um dispositivo com um público bastante específico que adora a S Pen e o procura, acima de tudo, pelas suas potencialidades a nível de produtividade.

Se és um fã da linha Note e ainda pensas duas vezes se deves adquirir esta “besta”, este artigo é para ti. Maior, mais poderoso e com todas as características que o melhor Android – até ver – no mercado pode oferecer.

Vê ainda: Já se começa a ver Apple iPhone X nas ruas mesmo sem ter sido lançado

Embora o seu preço comece nos 1000€, se és um power user, as potencialidades deste Note 8 ao nível de produtividade não te farão pensar duas vezes na hora de o adquirir. Trago-te então 5 razões que o tornam o melhor no quesito da produtividade.

O tamanho importa?

No que toca a smartphones sim. E no que toca a produtividade ainda mais. Os fãs da linha Note não só não se preocupam com as 6.3’ polegadas, como as agradecerão. E além do tamanho, é inquestionável que a Samsung tem os melhores ecrãs do mercado.

O ecrã AMOLED com uma resolução de 2960x1440 permite-te ver bem e mais ao mesmo tempo. Assim, ler e responder e emails fica mais fácil, tal como se evita tanto scroll na hora de fazer pesquisas.

O multi-tasking é de outro nível!

Este tópico aprofunda o anterior. Se geralmente o Android faz um bom trabalho no que ao multi-tasking diz respeito, a Samsung coloca a fasquia mais acima.

No Samsung Galaxy Note 8 consegues fazer um "copiar colar" entre apps em multi-tasking

O modo “multi-window” permite abrir duas aplicações e trabalhar nas mesmas simultaneamente. O ecrã divide-se e cada app fica no seu “canto”, podendo adaptar-se o tamanho. Depois, é também possível fazer o copiar-colar entre as duas aplicações abertas e minimiza-las, como num desktop.

Mas o mais interessante fica para o fim. Com o App Pairing é possível definires duas aplicações que, com um simples toque, abrirão em simultâneo sempre que desejares.

Outra app interessante é a Glance. Basicamente permite que, com recurso à S Pen, minimizes aplicações numa pequena janela no canto do ecrã e voltes a elas quando desejares.

Bateria para o dia inteiro

Depende do teu uso, claro. Tendo em conta os problemas do modelo anterior, a bateria do Note 8 foi diminuída. No entanto, com 3300mAh é provável que tenhas capacidade para um dia de trabalho. No entanto, se a fome vier mais cedo, este senhor suporta carregamento rápido ou carregamento sem fios.

A S Pen é figura principal

Não tenho problemas em afirmar que a vejo como uma autêntica gimmick. Um utilizador comum vai brincar com a S Pen nos primeiros dias e depois coloca-a de lado. No entanto, este smartphone não é para os utilizadores comuns.

Os fãs da linha Note sabem como usar a S Pen e como a tornar a uma ferramenta de produtividade. Tomar simples notas é uma questão de 1 segundo entre o tirar a caneta a abrir a app para o efeito. Em aplicações de desenho e design esta ferramenta também trabalha de forma bastante competente.

A S Pen auxilia-te em funções como a tradução e seleção inteligente

Funções como a tradução estão também incluídas na S Pen, o que a torna ainda mais apetecível. Bixby Vision, seleção inteligente, escrever no ecrã ou as Live Messages são outras features que podes utilizar com recurso a esta stylus.

Nenhuma outra caneta chega perto da S Pen no que ao mercado mobile diz respeito. Por mais ou menos que isso valha, a Samsung tem este mercado só para si.

A Samsung DeX torna o teu Note num computador

Com as suas limitações, a Samsung DeX é uma boa ideia. Ainda meio embrionária, foi lançada com o Galaxy S8 e tem bastante margem de progressão.

Como saberás, esta permite-te transformar o teu smartphone num desktop. Basta para isso que a alies a um monitor, rato e teclado e bum – o teu Note é um computador. Pelo menos na teoria pode estar aqui algo que no futuro tem muito por onde progredir.

Imagina que tens uma DeX em casa e no trabalho ou escola. É só chegar, colocar o smartphone pessoal e estás pronto a trabalhar com tudo o que precisas. É claro que neste momento o hardware é limitado, mas o futuro pode passar por aqui.

Caro, bastante caro. Assim é o Samsung Galaxy Note 8. No entanto, esta peça de tecnologia tem mais funções do que à primeira vista pensamos. Diz-nos o que achas deste terminal e se estas características te fazem pensar em desembolsar 1000€ num smartphone.

Outros assuntos relevantes:

Google Assistant tem agora uma voz muito mais natural graças à WaveNet

ASUS ZenFone 4 Max ZC520KL e ZC554K já chegaram às lojas

Android Oreo – Quando é que o meu topo de gama o receberá?

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.