O novo iOS 26 já anda pelos iPhones há algumas semanas, e provavelmente já te habituaste ao novo design "Liquid Glass" e às novidades de Inteligência Artificial. Mas as novidades do iOS estão, como sempre, nos pequenos pormenores escondidos que a Apple não anuncia com pompa e circunstância, mas que acabam por ser dos que mais usamos. Com base numa lista partilhada pelo CNET, escolhemos as 5 funções mais úteis que talvez ainda não tenhas descoberto.
1. Copia apenas a parte da mensagem que te interessa
Uma novidade importante está nas Mensagens. Agora, já podes copiar apenas uma parte de uma mensagem de texto. Basta pressionares a mensagem, escolher "Selecionar" e ajustar o texto que queres copiar. É perfeito para extrair um código ou uma morada de uma mensagem longa sem teres de copiar tudo.
2. Sabe exatamente a que horas a bateria vai estar cheia
Sempre que colocares o teu iPhone a carregar, o ecrã de bloqueio passa a mostrar uma estimativa de tempo para atingir 80% e 100% de bateria. É uma pequena adição que acaba com o "adivinha" na hora de fazer cargas rápidas antes de sair de casa. Bem-vinda a 2025, Apple.
3. As tuas capturas de ecrã ganharam um cérebro
As tuas capturas de ecrã também estão mais inteligentes. Assim que fazes uma captura de ecrã, podes usar a "Pesquisa de Imagem" para encontrar resultados visualmente semelhantes no Google ou até fazer uma pergunta sobre uma parte específica da imagem ao ChatGPT. O sistema também deteta automaticamente informação contextual, como eventos para adicionar ao calendário.
4. O fim da soneca de 9 minutos
Finalmente, a Apple permite-te alterar a duração da sesta do teu alarme. É o fim de uma tradição antiga e algo irritante. Na app Relógio, basta editares um alarme e vais encontrar a nova opção "Duração da Soneca", onde podes escolher um intervalo entre 1 e 15 minutos.
5. Explora o teu "mapa secreto" de locais visitados
Para os mais curiosos (ou esquecidos), a app Mapas tem agora uma secção de "Locais Visitados" que guarda um registo privado dos sítios por onde andaste. Esta informação fica guardada apenas no teu iPhone e podes acedê-la no teu perfil dentro da app Mapas.