As 5 maiores novidades da Creators Update para Windows 10

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Tempo de leitura: 4 min.

É hoje! Finalmente chegou a Creators Update ao Windows 10. A atualização que vinha sendo trabalhada desde o ano passado e que, para surpresa de muitos, prometia terminar com aquele rótulo que dizia que os terminais Windows não eram para os criativos.

De facto, durante muito tempo, para muitos, apenas os computadores com macOS seriam capazes de oferecer aos seus utilizadores tudo o que precisavam para editar qualquer tipo de conteúdo. Porém, a Microsoft quis desmistificar tudo isso com a segunda grande atualização para o seu sistema operativo mais recente.

Desta forma, as novidades com a Creators Update do Windows 10, que fica oficialmente disponível hoje, são as seguintes:

Um novo Paint para todos!

Quem não conhece o Paint? Acho que ninguém. Mesmo que nunca tenha sido usado por uma ou outra pessoa, o Paint é o programa mais conhecido de toda a plataforma, excetuando o Internet Explorer claro.

Aqui, na Creators Update, o programa amado por muito e odiado por outros sofre uma remodelação profunda e, agora, suporta a criação de conteúdo em 3D, bem como muitas outras coisas. Para além disso, com mais de 100 milhões de utilizadores ativos por mês, o Paint é uma aplicação que deixará de ser tão básica quanto aparenta, passando a incluir verdadeiras funcionalidades para edição de imagem.

Windows 10 tem Beam!

Gaming, outra palavra associada à atualidade e que não nos deixará tão cedo. A Microsoft sabe que o seu software é o escolhido no momento em que um Gamer procura um novo PC para poder jogar tudo o que quiser. Assim, a empresa de Redmond incutiu um novo recurso para esses utilizadores, o Beam.

Beam é a forma como a Microsoft permitirá que qualquer pessoa partilhe o seu ecrã enquanto joga um jogo, sem que para isso tenha de instalar qualquer tipo de programa ou aplicação em específico.

Contudo, felizmente, o Beam também estará disponível para a Xbox e, por isso, também nessa será possível interagir - através de um chat dedicado - e assistir às Streams que tanto gostamos.

Um Microsoft Edge ainda melhor!

A Microsoft sabia que tinha de tomar uma atitude perante o fracassado Internet Explorer. A estratégia que decidiu adotar foi a de criar um novo browser mas, como é óbvio, isso já todos nós sabemos.

No entanto, essa tarefa não se mostrou simples. O Microsoft Edge foca-se na rapidez, segurança e, acima de tudo, na capacidade que o mesmo tem em não acabar com a bateria do computador que se está a utilizar num par de horas.

Com a Creators Update, não só todas essas variantes foram melhoradas, ainda mais, como também foi alterado ligeiramente o design do mesmo, tornando mais simples a navegação na Internet.

Por fim, num toque bastante subtil mas importante, vale a pena lembrar que este é o único browser capaz de reproduzir conteúdo da Netflix em 4K. Interessante não é?

"Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer"!

É o que diz o provérbio popular, pelo menos. Talvez não seja sempre assim. E foi a pensar nisso mesmo que a Microsoft decidiu que não só os smartphones e os seus pequenos ecrãs de 5 ou 6 polegadas deverão ter direito a um Night Mode.

Agora, também no PC, e pensando em quem o usa em ambientes mal iluminados, a empresa de Redmond vem adicionar um novo modo no qual o ecrã omite os tons azulados que tanto prejudicam a vista humana. Assim, depois de um dia intenso de trabalho em frente ao ecrã, ou da visualização de uma temporada completa de Game of Thrones, dormir não será um problema.

Por falar em dormir, quem deve dormir e bastante são as crianças. Com base nessa tese, o Windows 10 ganha uma nova funcionalidade que permite aos familiares dessas crianças definir um limite de tempo para a utilização da Xbox, tal como acontece no PC.

Mais segurança!

Quem precisa de um antivírus quando o Windows Defender está melhor que nunca? Obviamente que há quem precise de antivírus, não era isso que queria dizer. Contudo, a grande maioria das pessoas, algumas com dois antivírus instalados no seu computador, não precisariam de nenhum.

O Windows Defender será o suficiente para proteger o teu terminal, em grande parte dos casos se não todos.

E defesa externa? Sim, quem é que nunca teve medo de deixar o PC perto dos amigos, colegas, namorada ou namorado? Eu tenho. Por isso é que, agora, com a Creators Update, não só continuará a ser possível desbloquear o PC recorrendo ao Windows Hello, como ele se bloqueará sozinho da mesma forma.

Isto é, ao perceber que o utilizador se foi embora, o Windows 10 encarregar-se-á de bloquear o PC até que esse regresse. Chama-se a isto Remote Lock e pode ser usado com recurso a smartphones, smartbands e todo o tipo de dispositivos ligados àquele computador ou portátil.

Vê ainda: Google é levada a tribunal por disparidades salariais com base no género

Concusão

A Creators Update do Windows 10 pode não ter uma ou outra funcionalidade que todos esperávamos. Mas isso é normal. O Windows 10 continua a crescer, como software e em número de utilizadores. Agora que venha a Redstone 3 - a terceira grande atualização da plataforma - e o tal Projeto Neon que tanto se espera.

Será já em maio que a Microsoft anunciará o que pretende incluir nessa versão, que se virará mais para a aparência do sistema do que o resto. Agora resta esperar um pouco mais e ir desfrutando das novidades da Creators Update.

Outros assuntos relevantes:

Naruto to Boruto: Shinobi Striker chegará à Xbox One e ao PC

Rumor indica que o Surface Pro 5 terá processador Intel Kaby Lane

Vídeo-árbitro: A tecnologia no mundo do futebol

Pedro Henrique
Pedro Henrique
Fã incondicional de tecnologia e cultura quer partilhar o conhecimento adquirido com todos.