Os telemóveis da Xiaomi são uma referência no mercado, mas isso não quer dizer que, volta e meia, não tenham alguns problemas. Um deles pode ter a ver, por exemplo, com o decréscimo da velocidade e do desempenho do smartphone.
De forma a mitigarmos esses efeitos, a Xiaomi Time, fonte especializada da marca, dá 5 sugestões bastante fáceis. Ao seguir as mesmas, é expectável que a velocidade aumente e o desempenho fique melhor.
1. Limpar a cache
Possivelmente, esqueces-te de limpar a memória cache do teu telemóvel, com alguma frequência. Se fazes um download, o teu Xiaomi armazena essa mesma cache, o que, ao final de algum tempo, pode culminar em muito espaço ocupado.
Isso pode prejudicar o desempenho, pelo que deves, pontualmente, limpar a cache. O processo é bastante simples e podes completá-lo através de dois passos muito rápidos:
-
Abrir as definições e clicar onde diz “Aplicações”
-
Escolher as apps que queres limpar e clicar em “Limpar Cache”
2. Desinstala o que já não precisas
Por vezes, temos apps instaladas no telemóvel que nem fazemos ideia que as tínhamos connosco. Sendo assim, quando sentes que o teu telemóvel está a ficar mais lento, é importante verificar se há alguma app a mais no teu dispositivo.
Mais uma vez, o processo não é nada complicado. Se quiseres ter um panorama geral das apps que tens no smartphone, podes seguir estes passos:
-
Ir a “Definições”, clicar em “Aplicações” e depois “Gerir Aplicações”
-
Clicar nas apps que já não te fazem falta e depois em “Desinstalar”
Como explica a Xiaomi Time, há ainda uma outra forma de diminuir o impacto de uma app no espaço do teu telemóvel. Podes simplesmente ir a “Definições”, clicar em “Recursos Adicionais”, e depois optar pela opção que te permite limpar cache sempre que o teu Xiaomi estiver bloqueado.
3. Fazer atualizações
Outro aspeto que deves ter sempre em conta tem a ver com as atualizações. Basicamente, estas servem para manter o teu telemóvel sempre o mais “fresh” possível, o que pode ter um forte impacto em vários campos.
Desde já, na segurança do teu telemóvel, já que um update da Xiaomi garante-te que ficas menos propício a ataques de hackers. Depois, as atualizações também costumam corrigir alguns bugs e outros problemas que afetam o desempenho do teu telemóvel.
É de prever que, em condições normais, uma atualização vá tornar o teu Xiaomi ainda mais eficiente.
4. Usar as versões “Lite” de algumas apps
Para além dos pontos mencionados antes, também há uma estratégia que pode acelerar a performance do teu telemóvel. Ao usar a versão “Lite” de uma app, é expectável que a velocidade aumente consideravelmente.
O Facebook Lite, por exemplo, é muito menos pesado e gasta poucos dados móveis, em comparação à app original. Seguindo a mesma lógica, temos também o YouTube Go (em vez do YouTube), o Google Go (em vez do Google) ou o Instagram Lite (em vez do Instagram), entre outros.
5. Dizer “adeus” às animações
Principalmente para os utilizadores de Xiaomi que têm HyperOS, são várias as animações dentro do telemóvel. Se não fizeres questão de as ter, podes simplesmente cancelá-las de uma forma muito fácil.
O processo é muito intuitivo e é exequível num espaço de alguns segundos. Apenas tens de seguir estes passos:
-
Ir às “Definições”, depois “Configurações Adicionais” e clicar em “Acessibilidade”
-
Escolher a opção que te permite remover as animações