5 dicas a ter em conta para melhorar a tua Segurança na Internet

Rui Bacelar
21 Outubro, 2017
Segurança na Internet Android Virus, Malware Malware Android smartphone 5 dicas
Partilha esta informação com os teus contactos

A Internet é um bem sem o qual já não passamos, é um dado adquirido e para muitos chega a ser um meio de sustento. Com certamente saberão, a segurança na internet é uma preocupação séria e adotar certos comportamentos poderá fazer a diferença entre manter os teus dispositivos a salvo de qualquer tipo de ameaça ou, por outro lado, se nada fizerem, poderão tornar-se nas próximas vítimas. Posto isto, algumas dicas são sempre bem-vindas.

Vê ainda: Tenho um Windows 10 Mobile. Devo trocá-lo por um iPhone?

Sirva então este artigo para partilhar algumas das dicas que fui aprendendo ao longo dos anos, por experiência, leitura ou qualquer outra forma. Com as ameaças a tornarem-se mais frequentes, desde Malware na Google Play Store até ao vetor KRACK que contorna o teu protocolo WPA2, ou a ameaça BlueBorne que se serve da conexão Bluetooth de qualquer dispositivos, a título de exemplo.

Segurança na Internet, será que tal existe?

Torna-se importante saber como nos proteger e, por conseguinte, proteger também os nossos PC's, Tablets, Smarphones e dispositios móveis contra software malicioso sob o risco de podermos perder tudo o que lá está, ou pior ainda, correr o risco que tal informação seja utilizada para fins adversos à nossa vontade / bem-estar.

Vê ainda: Google implementa o Programa de Proteção Avançada – 3 pontos fulcrais

Por muito assustador que possa parecer este mundo não desanimem. Podemos manter-nos consideravelmente protegidos das ameaças mais comuns se seguirmos algumas regras básicas e comportamentos de prevenção que em seguida daremos a conhecer.

Utilizadores individuais como tu e eu, ou marcas grandes - ou pequenas - todos devemos prestar atenção à Segurança de Internet - ou à falta dela, por vezes. Em seguida abordaremos 5 simples pontos que podem evitar alguns desaires ou azares.

5 Dicas para reforçar a Segurança na Internet

Bem sei o quão prático, tentador - e preguiçoso - será utilizar a mesma palavra-passe para todas as tuas redes sociais. Desde o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Tinder, etc.

Ter uma palavra-passe para todas elas é bem prático no dia-a-dia, até que por azar alguém descobre a tua password e toda a "tua vida" se desenrola perante os olhos de um desconhecido

1- Usa uma Password diferente para cada uma das tuas redes sociais

Caso queiras evitar este cenário "pós-apocalíptico" em que alguém se apodera de todas as tuas contas, e sem desprezar os mecanismos de recuperação de conta e segurança de cada uma destas redes, o mecanismo e comportamento mais eficaz é utilizar uma password diferente para cada uma delas. Compartimentar o risco para desta forma melhorar a tua Segurança na Internet.

Para armazenares todas estas palavras-passe diferente podes utilizar um software como o LastPass ou o KeePass, a título de exemplo e não faltarão mais alternativas para este efeito.

Lembra-te também, sempre que possível, de ativar a autenticação com dois factores (password e aprovação por código no teu smartphone ou email), não custa nada e não te arrependerás.

2- Certifica-te que visitas sites com HTTPS

Os hackers adoram quando alguém, sem se preocupar com a sua segurança na internet, acede a páginas apenas com o HTTP. Este último já está praticamente obsoleto pois já foi provado que este protocolo é completamente ineficaz sob o ponto de vista da segurança na internet.

Segurança na Internet
Presta atenção a este pequeno pormenor - via Chrome

Já por outro lado, os sites que utilizem o protocolo HTTPS estão mais protegidos, tal como quem os visita. Isto porque utilizam uma combinação entre HTTP - ou Hypertext Transfer Protocol- com algo chamado Secure Socket Layer (SSL)/Transport Layer Security (TLS).

Por outras palavras, ao visitares estes sites usufruirás de uma forte encriptação sempre que neles navegares, algo particularmente útil quando estás a comprar algo online, por exemplo.

3- Cuidado com as redes públicas de Wi-Fi

Se, tal como eu que por vezes gosto de levar o PC comigo e ir trabalhar para o café também tens por hábito trabalhar em locais públicos ou utilizando uma conexão Wi-Fi pública então...cuidado pois os hackers também gostam bastante deste tipo de conexões.

Porquê? Bom, cada vez que abres um website através de uma rede Wi-Fi pública estarás também a partilhar o acesso às informações mais importantes presentes no teu dispositivo.

Para evitar isto a minha dica será, antes de utilizares uma conexão (rede) pública de Wi-Fi vai ao teu computador e desativa a opção chamada "Partilha de Ficheiros". Além disso, deverás utilizar uma VPN antes de entrar em qualquer website que te exija uma palavra-passe. (Usa o browser Opera para tal efeito).

4- Utiliza uma boa solução de Segurança na Internet

Sem dispersar ou aventurar no vasto mundo dos anti-vírus para computadores Windows, recomendo "apenas" que, independentemente da tua solução de segurança - independentemente do programa que uses, mantém as suas definições de segurança atualizadas. Além disso, uns scans periódicos também não fazem mal.

Para o teu dispositivo Android livra-te de instalar um "anti-vírus" pois tal apenas servirá para consumir recursos ao teu dispositivo (sendo a única excepção o software anti-malware).

Certifica-te de que todas as tuas Apps estão atualizadas, bem como o sistema operativo e, pelo menos à partida, desde que não instales APK's provenientes de outro lugar que não a Google Play Store - a menos que sejas um utilizador avançado - e estarás devidamente protegido.

5- Remove os emails suspeitos

Seria de esperar que em 2017 o correio eletrónico de SPAM abrandasse mas este nem é o pior problema. Por vezes são emails insuspeitos que possuem um pequeno anexo, por vezes bastante tentador e com nomes criativos como "fotos de família" ou..."olha o que fizemos ontem à noite".

A minha recomendação, e última destas dicas será, se não conheces o remetente, só há um destino para o email e este é o Lixo ou o "Denunciar como SPAM".

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no FacebookInstagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais e muito mais conteúdo diário e atualizado.

Espero que estas dicas te ajudem a ter uma postura mais consciente e que, em última análise, te ajudem a reforçar a tua segurança na internet.

Outros assuntos relevantes:

Huawei possui protótipo funcional de um smartphone dobrável

Samsung Galaxy J7 Pro está a receber uma nova atualização de Software

Não será fácil teres o novo Apple iPhone X no dia 3 de novembro!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Como encontrar o telemóvel Android com a ajuda do Google
Os 10 melhores repetidores Wi-Fi para ter Internet na casa toda
5 Dicas para ter sucesso no Ultimate Team do FIFA 19 sem gastar dinheiro!
10 Dicas da Huawei para tirar melhores fotos com o Smartphone
Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos
RAM: dicas para comprar memória com a quantidade certa