A Internet é um bem sem o qual já não passamos, é um dado adquirido e para muitos chega a ser um meio de sustento. Com certamente saberão, a segurança na internet é uma preocupação séria e adotar certos comportamentos poderá fazer a diferença entre manter os teus dispositivos a salvo de qualquer tipo de ameaça ou, por outro lado, se nada fizerem, poderão tornar-se nas próximas vítimas. Posto isto, algumas dicas são sempre bem-vindas.
Vê ainda: BlueBorne que se serve da conexão Bluetooth de qualquer dispositivos, a título de exemplo.
Segurança na Internet, será que tal existe?
Torna-se importante saber como nos proteger e, por conseguinte, proteger também os nossos PC's, Tablets, Smarphones e dispositios móveis contra software malicioso sob o risco de podermos perder tudo o que lá está, ou pior ainda, correr o risco que tal informação seja utilizada para fins adversos à nossa vontade / bem-estar.
Vê ainda: Google implementa o Programa de Proteção Avançada – 3 pontos fulcrais
Por muito assustador que possa parecer este mundo não desanimem. Podemos manter-nos consideravelmente protegidos das ameaças mais comuns se seguirmos algumas regras básicas e comportamentos de prevenção que em seguida daremos a conhecer.
Utilizadores individuais como tu e eu, ou marcas grandes - ou pequenas - todos devemos prestar atenção à Segurança de Internet - ou à falta dela, por vezes. Em seguida abordaremos 5 simples pontos que podem evitar alguns desaires ou azares.
5 Dicas para reforçar a Segurança na Internet
Bem sei o quão prático, tentador - e preguiçoso - será utilizar a mesma palavra-passe para todas as tuas redes sociais. Desde o Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, Tinder, etc.
Ter uma palavra-passe para todas elas é bem prático no dia-a-dia, até que por azar alguém descobre a tua password e toda a "tua vida" se desenrola perante os olhos de um desconhecido
1- Usa uma Password diferente para cada uma das tuas redes sociais
Caso queiras evitar este cenário "pós-apocalíptico" em que alguém se apodera de todas as tuas contas, e sem desprezar os mecanismos de recuperação de conta e segurança de cada uma destas redes, o mecanismo e comportamento mais eficaz é utilizar uma password diferente para cada uma delas. Compartimentar o risco para desta forma melhorar a tua Segurança na Internet.
Para armazenares todas estas palavras-passe diferente podes utilizar um software como o KeePass, a título de exemplo e não faltarão mais alternativas para este efeito.
Lembra-te também, sempre que possível, de ativar a autenticação com dois factores (password e aprovação por código no teu smartphone ou email), não custa nada e não te arrependerás.
2- Certifica-te que visitas sites com HTTPS
Os hackers adoram quando alguém, sem se preocupar com a sua segurança na internet, acede a páginas apenas com o HTTP. Este último já está praticamente obsoleto pois já foi provado que este protocolo é completamente ineficaz sob o ponto de vista da segurança na internet.
Já por outro lado, os sites que utilizem o protocolo HTTPS estão mais protegidos, tal como quem os visita. Isto porque utilizam uma combinação entre HTTP - ou Hypertext Transfer Protocol- com algo chamado Secure Socket Layer (SSL)/Transport Layer Security (TLS).
Por outras palavras, ao visitares estes sites usufruirás de uma forte encriptação sempre que neles navegares, algo particularmente útil quando estás a comprar algo online, por exemplo.
3- Cuidado com as redes públicas de Wi-Fi
Se, tal como eu que por vezes gosto de levar o PC comigo e ir trabalhar para o café também tens por hábito trabalhar em locais públicos ou utilizando uma conexão Wi-Fi pública então...cuidado pois os hackers também gostam bastante deste tipo de conexões.
Porquê? Bom, cada vez que abres um website através de uma rede Wi-Fi pública estarás também a partilhar o acesso às informações mais importantes presentes no teu dispositivo.
Para evitar isto a minha dica será, antes de utilizares uma conexão (rede) pública de Wi-Fi vai ao teu computador e desativa a opção chamada "Partilha de Ficheiros". Além disso, deverás utilizar uma VPN antes de entrar em qualquer website que te exija uma palavra-passe. (Usa o browser Opera para tal efeito).
4- Utiliza uma boa solução de Segurança na Internet
Sem dispersar ou aventurar no vasto mundo dos anti-vírus para computadores Windows, recomendo "apenas" que, independentemente da tua solução de segurança - independentemente do programa que uses, mantém as suas definições de segurança atualizadas. Além disso, uns scans periódicos também não fazem mal.
Para o teu dispositivo Android livra-te de instalar um "anti-vírus" pois tal apenas servirá para consumir recursos ao teu dispositivo (sendo a única excepção o software anti-malware).
Certifica-te de que todas as tuas Apps estão atualizadas, bem como o sistema operativo e, pelo menos à partida, desde que não instales APK's provenientes de outro lugar que não a Google Play Store - a menos que sejas um utilizador avançado - e estarás devidamente protegido.
5- Remove os emails suspeitos
Seria de esperar que em 2017 o correio eletrónico de SPAM abrandasse mas este nem é o pior problema. Por vezes são emails insuspeitos que possuem um pequeno anexo, por vezes bastante tentador e com nomes criativos como "fotos de família" ou..."olha o que fizemos ontem à noite".
A minha recomendação, e última destas dicas será, se não conheces o remetente, só há um destino para o email e este é o Lixo ou o "Denunciar como SPAM".
Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais e muito mais conteúdo diário e atualizado.
Espero que estas dicas te ajudem a ter uma postura mais consciente e que, em última análise, te ajudem a reforçar a tua segurança na internet.
Outros assuntos relevantes: