5 dicas de cibersegurança para aproveitar a Black Friday

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos em plena semana e época de Black Friday, pelo que certamente já terão sido inundados de emails, SMSs, notificações de apps e publicações nas redes sociais. Tudo e mais alguma coisa sobre os mais fantásticos descontos, ofertas e negócios da Black Friday.

Por muito tentadores que sejam os negócios, tire alguns segundos para pensar nestas cinco dicas de cibersegurança. A Black Friday pode ser a altura do ano com as propostas mais apetecíveis, mas é também a que atraia mais fraudes e cibercrimes no universo online.

Boas práticas e dicas de segurança a ter em atenção

Black Friday

Sucintamente, estas são as principais dicas apontadas pela Exclusive Networks para nos mantermos seguros enquanto aproveitamos as oportunidades e descontos da ocasião.

1. Cuidado com os links no email, redes sociais ou mensagens de texto. É cada vez mais difícil diferenciar um email, ou mensagem de um site legítimo de um esquema de phishing. Na prática, um link falso pode conduzir a um site que espelha quase na perfeição a loja online do retalhista.

Note-se que todas as informações que colocar neste site podem ser roubadas. Portanto, se parecer estranho, optem por fazer a pesquisa no PC ou telefone, sem seguir o link, e confirmar a veracidade da informação.

2. Evite utilizar redes Wi-Fi públicas para fazer compras online. As redes Wi-Fi públicas não são seguras e as suas informações pessoais podem ser intercetadas por cibercriminosos se as utilizar para fazer compras online.

3. Publicidade nas redes sociais não é sinónimo de fonte segura. Existem posts patrocinados nas redes sociais, com ofertas fantásticas, que se assemelham muito às lojas “oficiais”. Porém, direcionam para lojas falsas que ficam com o dinheiro ou vendem produtos falsificados.

Assim, se uma promoção despertar o interesse, evitem carregar na publicação e procurem a oferta no seu PC. A presença numa rede social não é sinónimo de ligação ou promoção segura.

4. Palavras-passe fortes e autenticação de 2 fatores. Importa criar palavras-passe fortes e únicas para as mais variadas contas de compras online.

Evitem utilizar a mesma palavra-passe em vários sites, porque se uma conta for comprometida, todas as nossas contas podem estar em risco. Assim, sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores, isto acrescenta um nível de proteção extra.

5. Monitorizem as contas. Manter a atenção e verificar regularmente os seus extratos bancários e de cartões de crédito para detetar quaisquer transações não autorizadas ou suspeitas. Podemos também configurar alertas de transação se o banco os oferecer. Na prática, estes alertas podem notificá-lo de qualquer atividade invulgar na sua conta.

Por fim, a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal são a altura preferida para os ciberataques. Tudo porque os utilizadores fazem mais compras, gastam mais dinheiro, procuram bons negócios e cada vez mais recorrem ao online, e menos às lojas físicas.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.