Hoje em dia, falar na Apple é falar numa das empresas mais relevantes do mundo e que, já há largos anos, é uma das “rainhas” do universo tecnológico. Contudo, por detrás do império da empresa da maçã trincada, há um nome incontornável: Steve Jobs.
O próprio fundou a Apple e, apesar de já ter falecido, é uma lenda ainda bastante presente no imaginário dos fãs da marca. Por isso mesmo, damos-te a conhecer algumas curiosidades sobre Jobs.
1. Steve Jobs foi despedido da Apple
Não deixa de ser curioso que, apesar de Steve Jobs ter criado a Apple, o próprio tenha sido despedido da mesma. Ao que consta, um dos principais motivos para tal ter acontecido tem a ver com a sua relação humana com os colegas, que era bastante tumultuosa.
O despedimento aconteceu em 1985 e terá tido “mão” de John Sculley, na altura CEO da Pepsi, que foi contratado, precisamente, por Jobs. O problema é que, após divergências relacionadas com maus resultados da empresa, a permanência de Jobs tornou-se insustentável.
2. Jobs negou a paternidade da sua primeira filha
Outra curiosidade acerca da vida de Steve Jobs é que o criador da Apple terá renegado a sua primeira filha: Lisa. Segundo o El País, este não terá aceitado, durante os primeiros anos de vida, contribuir financeiramente para o sustento da filha.
Uns anos mais tarde, em entrevista ao New York Times, Lisa Brennan-Jobs referiu: “eu era uma mancha na sua espetacular ascensão, já que a nossa história não se encaixava com a narrativa de grandeza e virtude que ele queria para si mesmo”.
Sobre o assunto, Lisa escreveu um livro chamado “Small Fry”, onde expõe os seus tempos de infância e (ausência de) relação com o pai.
3. Também foi um dos fundadores da Pixar
Como refere a GQ, Steve Jobs também foi uma parte muito importante na fundação da Pixar. Recorde-se que esta, hoje em dia, é uma marca subsidiária da Disney, que já foi responsável por “n” filmes icónicos. Entre estes, “Inside Out”, “Elemental”, “Toy Story”, entre muitos outros.
De acordo com o Observador, Jobs comprou, em 1986, a Lucas Film, que se passou a chamar “Pixar Animation Studios”. O mais curioso é que a compra foi “barata”, já que Jobs investiu apenas 10 milhões de dólares, numa empresa que, em 2012, foi comprada pela Disney por perto de 7 mil milhões de euros.
4. Steve Jobs começou a trabalhar na HP… aos 12 anos
Pode parecer mentira, mas é verdade: Steve Jobs teve a sua primeira experiência de trabalho aos 12 anos. Como relata a CNBC, este terá ligado ao cofundador da HP, Bill Hewlett, com o intuito de pedir algumas peças eletrónicas.
“Ele riu-se e deu-me as peças de reposição para construir o contador de frequência e deu-me um emprego naquele verão na HP, a trabalhar na linha de montagem a juntar porcas e parafusos em contadores de frequência” - relembrou Jobs, numa entrevista dada em 1994.
5. Steve Jobs tinha grandes ligações ao Budismo
Segundo a GQ, corria o ano de 1974, quando Steve Jobs decidiu fazer uma viagem até à Índia. Em terras indianas, o fundador da Apple terá passado cerca de 7 meses, em busca de uma conexão espiritual mais profunda.
O próprio chegou, inclusive, a dizer a seguinte frase que se tornou célebre: “há uma frase do budismo: mente de principiante. É maravilhoso ter uma mente de principiante”. No entender de Jobs, esta era fundamental para manter a criatividade, sem conceções prévias que pudessem prejudicar as ideias.