5 coisas úteis que o teu iPhone faz e tu nem sonhavas

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Muitas vezes, utilizamos um telemóvel para as coisas mais simples do dia a dia e até nos esquecemos de alguns recursos muito interessantes que este é capaz de fazer. Assim sendo, se usas iPhone, damos-te alguns “truques” que o teu smartphone consegue fazer.

(Nota: as dicas são baseadas nas sugestões do New York Times)

1. Função “anti-bisbilhotice”

O telemóvel contém muitas informações privadas e, quando o emprestas a alguém, até de forma não propositada, é possível entrar em apps que não deviam. Para evitar isso mesmo, basta ires até às definições.

Aí, deves clicar em “Acessibilidade” e, depois, em “Acesso Guiado”. Depois de entrar aqui, deverás introduzir um código de ativação deste recurso. Este, no fundo, faz com que o teu iPhone se mantenha só numa app.

Não te esqueças de o desativar, sempre que receberes o iPhone de volta.

2. Bloquear certas aplicações a outras pessoas

Na mesma sequência do recurso anterior, também podes optar por bloquear certas apps a outras pessoas. Tal é possível através do Face ID, que faz com que apenas tu consigas aceder às mesmas, evitando assim visitas indesejadas.

Num cenário hipotético de furto do teu iPhone, pode ser uma ferramenta bastante útil e que o torna ainda mais seguro. O processo é bastante simples: apenas tens de ir à app que desejas, pressionar o ícone e clicar em “Pedir Face ID”.

iPhone

3. Programar mensagens

Se és uma pessoa esquecida, esta funcionalidade do iPhone pode fazer muito jeito. No teu smartphone, podes agendar uma mensagem que queres enviar para um destinatário, a uma hora e dia específico.

Suponhamos que precisas de lembrar a pessoa A e B de uma certa situação. Antes que te esqueças, podes agendar a mensagem para a hora e dia que queres. É também uma forma de resistir ao ímpeto de responder de forma imediata.

Nas “Mensagens”, basta clicar na opção que diz “Enviar Mais Tarde”.

4. Descobrir que objeto ou ser vivo era aquele

Possivelmente, já terás andado pela rua e terás reparado em alguma coisa que despertou a tua curiosidade. Com o iPhone, podes simplesmente apontar a câmara para o que viste e deixar o dispositivo indicar o que era.

É uma ferramenta que ainda faz lembrar o Google Lens e que é fácil de usar. Apenas tens de tirar uma fotografia, clicar no botão “Info”, na parte inferior do ecrã, e possivelmente o iPhone terá uma resposta para ti.

Quando o iPhone identifica o que é, aparecem-te umas “estrelinhas” na parte de baixo da imagem, que te indicam que planta ou animal é, por exemplo.

5. Fazer com que a Siri leia para ti

Por fim, há também outra funcionalidade que, possivelmente não conhecias, e que dá jeito quando não te apetece ler. Basicamente, se abrires a aplicação do Safari, a Siri, assistente virtual da Apple, consegue ler-te o que desejas ouvir.

Desta forma, evitas cansaço visual e poupas tempo, enquanto fazes outras coisas. Como explica o New York Times, podes ativar a ferramenta por voz, ao dizer “Siri, quero ouvir esta página”. Podes ainda clicar nas definições, à esquerda da barra de endereço, e clicar na opção “Ouvir a Página”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.