
Os smartphones assumiram um papel muito importante na nossa vida, deixando de ser apenas um meio para fazer chamadas e enviar mensagens. Atualmente, estes equipamentos agregam outras coisas muito importantes como aplicações bancárias ou cartões de identificação, por isso, todo o cuidado é pouco.
Para manteres sempre a segurança dos teus dados e até a longevidade do teu smartphone, há coisas que não deves fazer. Esse é precisamente o tema deste artigo, por isso vamos enumerar algumas coisas deves evitar fazer no teu smartphone.
Ignorar atualizações de software
Quando muitos de queixam da longevidade das atualizações fornecidas no Android, deves valorizar todas as que tens direito. Estas não servem apenas para adicionar novas funcionalidades, sendo a única forma de manteres o teu smartphone protegido contra as ameaças mais recentes.
Com efeito, nunca ignores uma atualização, seja ela de sistema, de segurança ou para uma aplicação. Elas são essenciais para melhorar a tua segurança e até para a estabilidade e bom funcionamento geral do telefone.
Não reiniciar o smartphone ocasionalmente
Se és daqueles que raramente reinicia o smartphone, então estas a cometer um erro. Embora esta possa parecer uma tarefa irrelevante, a verdade é que este simples gesto pode resolver muitos problemas.
Ao reiniciar o smartphone, estás a limpar a sua memória temporária, encerrar processos em segundo plano e mais. Isso pode ser o suficiente para resolver problemas como aplicações que param de forma inesperada ou congelamentos aleatórios. O conselho é que o faças, pelo menos, uma vez por semana.
Descarregar aplicações de fontes não verificadas
Instalar aplicações de fontes externas à Play Store é uma das principais vantagens do Android, mas pode ser também um dos seus maiores problemas. Se o fazes de fontes aleatórias, deves ter a noção que podes estar a colocar em causa a tua privacidade e a segurança dos dados.
Essas aplicações podem estar infetadas com malware ou conter código malicioso que vai monitorizar a tua atividade. Por isso, se prezas a tua segurança, deves evitar sempre este processo e optar por aplicações oficiais e de fontes credíveis.
Não dar atenção às permissões de cada aplicação
Sempre que instalas uma aplicação nova, este irá solicitar a tua permissão para aceder a determinados setores do smartphone. Muitos não prestam atenção ao que estão a autorizar nesse momento, mas deves estar sempre atento a este processo.
Estar atento às permissões que concedes é, muitas vezes, suficiente para detetar aplicações com fins maliciosos. Se alguma aplicação necessitar de acesso a partes do smartphone que aches estranho, é melhor não o permitires.
Carregar e descarregar totalmente o smartphone
Nada disto importa se o teu smartphone ficar sem bateria rapidamente. E a melhor forma de zelar pela saúde da bateria é ter alguns cuidados com o seu carregamento.
Os smartphones Android estão equipados com baterias de lítio que possuem um número limitado de ciclos. Um ciclo é gasto sempre que carregas o smartphone dos 0% aos 100%, daí que deves evitar descarregar e carregar totalmente o smartphone.
Além disso, as baterias de lítio sofrem maior pressão sempre que atingem estes extremos, contribuindo para uma degradação mais rápida da sua saúde. Por isso, o aconselhável é manteres a bateria entre os 20% e os 80%.
