Está quase a chegar a Black Friday e já se sabe que, em condições normais, a predisposição para adquirir novos produtos é maior. Sendo assim, para que este período possa ser vantajoso para ti, damos-te algumas dicas de coisas a ter em atenção, para evitar maus negócios ou eventuais burlas.
1. Duvida dos descontos excessivamente altos
Por vezes, em plataformas de compras online, é possível que olhes para um produto e vejas um desconto muito alto. No segmento dos fones, por exemplo, se deres um “salto” à Amazon Espanha, verás que algumas marcas têm sempre descontos na ordem dos 70% ou 80%.
Nestes casos, para aferir se é verdade ou não, é recomendado que uses extensões como o Keppa, se comprares na Amazon Espanha. Esta ajuda-te a monitorizar o preço do produto durante os últimos meses. Conseguirás ver uma espécie de linha que vai flutuando entre os diferentes valores.
No caso de haver realmente uma queda de valor, aí sabes que o desconto é verdadeiro. Se a linha se mantiver relativamente constante, é um indício de que a promoção não é assim tão interessante.
2. Produtos com uma grande quantidade de boas reviews
Outro aspeto que, por vezes, ajuda a comprar, é saber a perceção de outros utilizadores. Por isso, é possível que olhes para as avaliações e comentários como uma referência da qualidade do produto.
Mais uma vez, estas reviews podem não ser sempre fidedignas. Por isso, em plataformas como a Amazon, deves usar a extensão Fakespot para detetar se há alguma verdade nas avaliações ou não. É outra forma de fazer uma compra mais consciente e não te deixares enganar.
3. Ver se o site é seguro
Como dito anteriormente, a Black Friday é uma altura onde o volume de compras tende a ser particularmente alto. Por isso mesmo, tal como explica o Portal da Queixa, há alguns agentes de malware disfarçados de loja online.
Assim sendo, deves verificar sempre se o site é credível e seguro. Uma boa dica para isso é ver de o endereço começa por “https”. Repara que, aqui, o “s” significa que a ligação é segura. É também possível que algumas páginas mal-intencionadas se façam passar por grandes lojas.
Ou seja, domínios ligeiramente diferentes: “amaz0n” em vez de “amazon”, entre outras alterações potencialmente perigosas. Deves sempre averiguar se o site onde compras tem informações bem publicitadas e fáceis de encontrar.
4. Desconfia se te pedirem detalhes excessivos
Outro ponto importante de mencionar é que, para evitar burlas, deves ter atenção aos dados que disponibilizas e desconfiar se os pedidos que te fazem são excessivos. Ou seja, tudo o que te pareça dispensável à compra deve ser motivo de alerta, já que a compra deve ser algo simples.
Como se pode ler no Portal da Queixa, “esses pedidos são frequentemente usados em burlas para roubar informações que podem ser usadas para aceder a contas bancárias ou realizar outras fraudes”.
5. Fica atento aos e-mails com “call to action”
Por fim, também pode ser prudente ficar atento aos e-mails promocionais que recebes, durante este período. Isto porque, durante a Black Friday, recebem-se muitos e-mails e SMS com descontos, que podem ser usados para phishing.
Assim sendo, é sempre uma boa prática estar atento ao remetente do e-mail ou SMS e averiguar se é seguro clicar. Preferencialmente, será sempre melhor clicar a partir da própria plataforma.