Na primeira quinzena de setembro, a Apple vai lançar mais uma geração do seu smartphone icónico.
Como habitualmente, são muitos os rumores sobre o próximo iPhone 16. As informações divulgadas apontam para algumas novidades que estão a entusiasmar os seguidores da marca. Neste artigo mostramos-te cinco atributos que prometem impulsionar as vendas do próximo iPhone.
1. Ecrãs maiores
Os modelos mais avançados vão ganhar um ecrã maior. Tal fica a dever-se ao facto de a Apple ir integrar sensores na câmara igualmente maiores.
Quem fica a ganhar? O utilizador que tem agora uma maior área de visualização. Nesse sentido, o iPhone 16 Pro vai exibir um ecrã de 6,3 polegadas enquanto o iPhone 16 Pro max terá generosas 6,9 polegadas.
2. Sensor tetraprisma
E este sensor é a razão para o aumento dos ecrãs dos modelos mais avançados da série iPhone 16.
Segundo os rumores, este ano a variante Pro vai integrar, pela primeira vez, um sensor tetraprisma com zoom ótico de 5x. Já o iPhone 16 Pro Max vai manter este atributo, em princípio com as mesmas características, ou seja, com zoom ótico de 5x e estabilização ótica de imagem.
3. Botão Capture
Este será outro atributo reservado aos modelos mais avançados. Tanto o iPhone 16 Pro como o 16 Pro Max vão incluir o botão Capture que, supõe-se poderá relacionar-se com os modos de captura de imagens, em fotos e vídeos.
A ideia inicial da Apple era retirar todos os botões físicos aos terminais, mas confrontada com vários desafios nesse campo, terá optado por esta solução Capture.
4. Apple Intelligence
Este ano, a Apple vai fazer a entrada no universo dos recursos baseados em tecnologia de Inteligência Artificial com o seu Apple Intelligence.
Espera que a assistente virtual Siri ganhe novas funcionalidades e uma precisão maior. De resto, segundo os rumores, a empresa de Tim Cook vai apresentar recursos já conhecidos da Samsung e Google – na edição de imagem, tradução em tempo real, etc.
A mais-valia é que estes novos recursos IA vão ser habilmente integrados no fluxo de trabalho do iOS 18 e respetiva interface. O que não deve desiludir os fãs da marca, já que a Apple sempre foi bem-sucedida a fazê-lo.
5. Processador A18
No ano passado, a Apple foi a primeira a integrar um processador baseado no processo de 3 nm; este ano a empresa de Tim Cook está em posição de apresentar um novo chip, baseado na segunda geração deste processo de fabrico.
De acordo com alguns testes de benchmarking feitos, o novo A18 vai contar com uma CPU 5% mais rápida, gráficos 30% mais céleres e uma redução no consumo de energia, na ordem dos 10%.
Estes são os rumores, mas teremos de esperar pela apresentação da Apple, em meados de setembro deste ano, para conhecermos todas as novidades.