São 4 anos de 4gnews! O início, o futuro e o presente deste projeto independente

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

14 de setembro, dia em que este pequeno projecto independente celebra quatro anos de existência. Passaram-se 365 dias desde que o meu caro colega Filipe Alves alinhou estas palavras de inigualável paixão como só quem criou algo é capaz de fazer. Este ano foi-me feito o convite para lembrar a ocasião e isto demostra uma das particularidades do nosso projecto, a igualdade de oportunidades no seio desta equipa 4gnews maravilhosa que hoje represento.

O nosso início foi humilde (como tantos outros) mas ainda cá estamos e fruto desta humildade que a cada dia nos ensina um novo truque, uma nova maneira de fazer chegar a nossa mensagem a mais público e para chegar junto dos vossos corações na expectativa de nos escolherem como fonte primordial para informação de tecnologia e não só.

Fruto desta por vezes visível inexperiência veio uma determinação em melhorar, uma vontade férrea de aprender com os erros, de ver o que é que o público gosta, lê, vê ou partilha, é por isso que nos levantamos diariamente para compor, investigar e alinhar todos os artigos que nesta casa poderás encontrar.

Do início da 4gnews..

"Quando há 3 anos criei uma página facebook não imaginei que isto pudesse hoje ser o que é, somos neste momento um site com uma palavra importante para quem nos segue e quando olho para trás, vejo que o caminho foi duro mas que vale a pena todos os dias.", Filipe Alves, CEO da 4gnews em 14 de setembro de 2016.

E se em 2016 a meta eram 10 artigos diários, agora esse número aumentou para 15-20 publicações estruturadas, fundamentadas e com as devidas fontes de informação declaradas. É nosso dever educar o leitor para que este se habitue a reparar se certa publicação declara ou não as fontes devidas, os créditos a quem os merece. Só assim podemos ajudar a construir um mundo melhor.

Do futuro da 4gnews...

Criar postos de trabalho remunerado sempre foi a ambição do meu caro colega cujo único defeito é ter nascido na cidade berço, um objectivo que encarava com bastante incredulidade, confesso, mas que passei a admirar e que agora encaro como uma realidade.

O sonho de um tornou-se a realidade de mais do que um autor e com o vosso apoio, seja através da nossa página de Patreon ou uma simples partilha de artigo, será a realidade de mais um, dois, três ou quatro autores.

Só consigo olhar para o futuro através do exigente olhar com que encaro este projecto. Para que amanhã os nossos artigos sejam cada vez mais um orgulho não só pessoal mas público, para que cada um de vocês se sentia confiante e orgulhoso em partilhar aquilo que escrevemos, realizamos, gravamos ou dizemos.

A 4gnews faz anos e tudo deve à sua equipa

Tudo isto depende em primeiro plano da nossa equipa de colaboradores, autores e editores.

Diferentes graus de responsabilidade consoante o tempo e vontade de cada ser humano que diariamente dedica uma boa parte do seu tempo para engrandecer este já não tão pequeno projecto independente.

A eles, a cada um deles, do mais antigo ao mais recente autor / colaborador, um sincero obrigado. O esforço em construir um blog, uma página, uma publicação que pretende ser um portal de notícias, objetivo último que nunca sai das nossas mentes, é mais real e fica cada vez mais perto com a vossa colaboração.

Esta casa não é minha, nem do Filipe. É nossa, da equipa que diariamente se reúne, não fisicamente mas em torno de uma sala de hangouts para alinhar estratégias, definir objectivos, combater a desinformação e criar o teu portal de tecnologia falada em português.

Do presente da 4gnews...

Passamos por bons e maus momentos no decurso deste ano que ainda vai no seu 9º mês. Do êxtase ao desânimo e de volta à alegria. Por vezes basta olhar para as estatísticas e acabei por me obrigar a quebrar esse hábito.

Em vez disso olho para o feed-back do público, olho para os vossos comentários nos nossos artigos, vídeos e publicações. Olho para as vossas reações nas nossas LiveCast's semanais. Olho para as vossas avaliações nos nossos PodCasts, nas nossas reviews / análises em vídeo.

A todo e cada um dos nossos leitores um sincero obrigado deste que vos escreve, em nome de toda a equipa 4gnews. Obrigado pela frontalidade, pela repreensão quando esta se arroga necessária, pelo louvor quando o merecemos, pelas doações e acima de tudo por acreditarem em nós!

A tua partilha, comentário e avaliação são contributos essenciais!

Comprometo-me a falhar e a errar pois só assim serei capaz de ver aquilo em que posso melhorar, aquilo que vocês nobre público preferem ler, ver ou ouvir. Sejam participativos e audazes, digam-nos o que gostam e não hesitem em fazer críticas construtivas.

O mundo da tecnologia é frio, repleto de números e com um ritmo cada vez mais rápido. A nossa missão? Atribuir um rosto humano, credível, atualizado e dentro do humanamente possível, imparcial. É assim que queremos criar este portal de tecnologia falada em português.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Um abraço

Equipa 4gnews

Outros assuntos relevantes:

É oficial! Google Pixel 2 já tem data de apresentação marcada!

Nokia 2: Revelado o aspeto do acessível smartphone da Nokia

Sondagem – Tencionas comprar um dos novos Apple iPhone? Qual?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.