4 situações que permitem cancelar contratos de operadoras sem penalização

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Cancelar o contrato com a operadora antes do final da data do mesmo incorre, normalmente, no pagamento de uma penalização por parte do cliente. Existem imprevistos e na mais recente rubrica mensal, a ANACOM explicou em que condições podes cancelar o contrato de telecomunicações antes do fim do mesmo sem penalização.

Tal como a ANACOM explica, “a lei permite cancelar o contrato sem custos em caso de alteração extraordinária das suas circunstâncias”. E isto pode ocorrer mesmo que ainda estejas dentro do período de fidelização em quatro situações específicas.

Quando podes cancelar contrato com a operadora sem custos

  1. Em caso de emigração;
  2. Se mudares de residência de forma permanente para uma zona onde o operador não preste o serviço contratado ou um equivalente;
  3. Caso fiques desempregado por despedimento que não seja da tua responsabilidade (com perda do rendimento mensal);
  4. No caso de ficares incapacitado para o trabalho, de modo temporário por mais de 60 dias ou permanente (com perda do rendimento mensal).

O que deves fazer

Para procederes ao cancelamento do contrato, só tens de apresentar à operadora de telecomunicações os documentos que comprovem a tua situação. Terás de enviar um pedido por escrito (carta ou email), com pelo menos 30 dias de antecedência e com os documentos necessário anexados.

Nestas quatro situações podes assim cancelar o contrato de telecomunicações sem quaisquer custos, mesmo que tenhas um período de fidelização. Se te encontras numa destas situações e pretendes cancelar, já sabes o que tens a fazer.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.