4 razões para esperar pelo iPhone 17

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O iPhone 16 acaba de ser lançado em Portugal, mas nem por isso se deixa de se falar nos futuros modelos. É que os novos smartphones da Apple podem não ir ao encontro das expectativas dos mais exigentes, ainda que custem desde 989 €.

Os iPhone 17 só são esperados em setembro de 2025, mas os rumores são mais que muitos sobre os futuros modelos. Neste artigo reunimos algumas das razões que podem fazer valer a pena a espera para trocar de smartphone apenas daqui a um ano.

1. Taxa de atualização de 120 Hz

Parece quase uma piada que smartphones de 200 € de outras marcas tenham ecrãs com 120 Hz de taxa de atualização, mas os iPhone 16 não (apenas os Pro têm esse direito). Segundo os rumores, isso deve finalmente mudar em 2025, esperando-se que a Apple expanda o denominado ProMotion para os modelos base e acabe com essa injustiça.

2. Ecrã mais resistente e com menos reflexos

Uma das grandes melhorias do Samsung Galaxy S24 Ultra foi o ecrã com menos reflexos face à anterior geração, que simultaneamente é mais resistente a riscos. Ora, segundo os rumores, a Apple também pode adotar esse tipo de painel nos iPhone 17, para que usar o smartphone em cenários de muita luminosidade se torne uma melhor experiência.

3. Modelo especial mais fino

Um dos rumores mais insistentes têm sido relativos à possibilidade de a Apple poder lançar um iPhone 17 Slim ou Air. Acredita-se que se vá tratar de um modelo extremamente fino, com apenas uma câmara traseira e uma Ilha Dinâmica reduzida. Acredita-se que este modelo pode vir a substituir o iPhone 17 Plus.

Conceito do iPhone 17 Slim. Crédito: MacRumors
Conceito do iPhone 17 Slim. Crédito: MacRumors

4. Mais RAM

Um ponto comum a todos os iPhone 16 está no facto de terem 8 GB de memória RAM. Mas segundo o analista Ming-Chi Kuo, a Apple pretende dar o salto para os 12 GB de RAM. O que não se sabe é se será apenas nas versões Pro ou em toda a linha.

Estas são quatro das mudanças esperadas nos iPhone 17, sendo que a taxa de atualização de 120 Hz é aquela que mais quero ver a chegar aos modelos base. Acredita-se também que podemos ter uma nova teleobjetiva no iPhone 17 Pro Max e uma câmara frontal melhorada em todos os modelos. Os próximos meses prometem ser pródigos em novidades sobre estas e outras projeções.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.