4 razões fortes que nos dizem que a DIGI começa já em novembro

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 3 min.

Nos últimos tempos, muito se tem falado sobre a chegada da DIGI a Portugal. Tudo indica que a operadora arrancará os seus serviços no mês de novembro e, a avaliar por vários indicadores que vamos conhecendo, há motivos para esperar a DIGI já no próximo mês.

1. Vice-presidente da DIGI confirmou a data de arranque

A razão mais óbvia, que nos faz acreditar que a DIGI chega mesmo em novembro, tem a ver com as palavras do vice-presidente da operadora. Recorde-se que Valentin Popoviciu esteve numa conferência da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), recentemente.

No evento, este referiu: “como toda a gente sabe, temos um prazo rígido, que é o final de novembro, do ponto de vista do regulador” (via ECO). Para além disso, o executivo da DIGI ainda acrescentou que, possivelmente, tudo estaria concluído “antes disso”.

Recorde-se que, tal como a 4gnews noticiou, Popoviciu acrescentou que os clientes vão ter uma “boa rede” para usar, quer no 5G como na fibra ótica. Quanto aos trabalhos da DIGI nesta área, o vice-presidente da operadora disse ainda tratar-se de “uma evolução que temos de desenvolver em dois anos e que outros operadores na Europa fizeram em 20 anos”.

DIGI Logo

2. Concorrência está a melhorar as suas ofertas

Perante a chegada da DIGI, também tem saltado à vista o facto das operadoras principais em Portugal estarem a melhorar as suas ofertas. Como destaca a DECO Proteste, isso tem-se visto em MEO, NOS e Vodafone, ao reforçar as opções low-cost.

A mesma fonte adianta que, para serviços de internet fixa, em setembro, os valores eram de 100 Mbps por 27€ ao mês. Agora, com a chegada do mês de outubro, já é possível ver o mesmo valor com internet de 1 Gbps, o que é uma diferença significativa.

Ainda que tal não signifique, explicitamente, que a DIGI chega já em novembro, é uma forte sugestão de que a operadora está a caminho.

3. Cartões DIGI e testes de internet fixa e móvel

A DIGI já anda em fase de testes há algumas semanas. Contudo, nos últimos dias, como a 4gnews noticiou, começaram a ser contactados utilizadores para testar o serviço móvel. No fórum do Zwame, houve quem afirmasse que já começou a receber os cartões DIGI.

Cartão DIGI
(via Zwame)

A imagem acima, divulgada pelo user FlytingCats, permite-nos ter uma noção do cartão SIM físico da DIGI, que começou a chegar aos users. Ao analisar com atenção, é possível ver que o cartão sugere que o user coloque o cartão SIM no telemóvel e digite o PIN indicado no mesmo.

O passo seguinte é receber um SMS, que serve para permitir a configuração da rede no smartphone. Conseguimos ainda reparar, na parte superior da imagem, que o user poderá fazer “portabilidade” do número atual para os serviços da DIGI.

No mesmo fórum do Zwame, também se começam a ver os resultados de testes de velocidade de internet móvel 5G. Recentemente, um user deu conta dos valores que obteve. Com o user @night_sign, detentor de um iPhone 15 Pro Max, afirmou que, em Lisboa, chegou aos 155.59 Mbps de download e 25.47 Mbps de upload e Ping de 19 ms.

Teste Velocidade DIGI
(via Zwame)

Com base no feedback que vamos vendo de outros users, consta que o cartão de teste oferece: 100 GB mensais, 1000 minutos para chamadas e 25 SMS, sem roaming e eSIM. Convém realçar que a DIGI alerta que o cartão pode demorar 24 horas até ativar, após ser colocado no telemóvel.

4. Várias ofertas de emprego

Por fim, outro aspeto que nos sugere que já não falta muito para a chegada oficial tem a ver com a quantidade de ofertas de emprego da DIGI que vamos vendo. Ao longo dos últimos tempos, a 4gnews tem dado conta das oportunidades de trabalho que vão aparecendo.

Neste momento, para teres uma noção de todas as vagas que existem neste momento, podes simplesmente visitar o site oficial da Digi, na secção “Oportunidades de Emprego”. Ao entrar no link anterior, consegues ver que a procura é maior na zona de Lisboa e arredores.

Queres saber mais sobre a DIGI?

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.