4 pessoas morreram em incêndio num Tesla porque as portas não abriram

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Há mais um relato de um acidente fatal a envolver um veículo da Tesla e as culpas recaem novamente no sistema das suas portas. Desta feita, a fatalidade aconteceu em Toronto, Canadá e envolveu um Model Y.

Tal como conta a publicação Toronto Star, este incidente poderia ter vitimado uma quinta passageira não fosse a ajuda de um cidadão. Aliás, é o relato deste que nos permite perceber um pouco melhor a razão que nos leva a lamentar mais 4 mortes.

Tesla Model Y impede a abertura das portas durante um incêndio

O acidente aconteceu em finais de outubro. Segundo contam as autoridades, o condutor perdeu o controlo do carro, acabando por bater num pilar, o que fez com que o veículo começasse a arder.

Tesla queimado
Fonte: Toronto Star

Rick Harper, o bom samaritano que estava no local naquela altura, diz que conseguiu salvar uma das ocupantes ao partir uma janela do carro. De acordo com o seu testemunho, a senhora tentou abrir a porta do carro, mas o seu desespero demonstrou que tal não foi possível.

As razões para tal ainda não estão totalmente esclarecidas, não sendo certo se a culpa é das baterias ou de qualquer outro fator. A verdade é que a senhora não conseguiu sair do veículo sem a ajuda de Harper.

Infelizmente, ele refere que não se apercebeu da presença de mais pessoas dentro daquele Model Y devido ao fumo denso dentro do carro. Com efeito, lamentam-se mais 4 quatro vítimas mortais em mais um incêndio a envolver um carro da Tesla.

Por que razão as portas do Tesla não abriram durante o incêndio?

As causas desta fatalidade estão ainda a ser apuradas, mas já há algumas teorias para o bloqueio das portas do carro. Acredita-se que tal estará relacionado com a componente eletrónica destas portas que requerem energia para abrir.

São vários os relatos de donos de carros da Tesla que ficaram presos dentro dos seus veículos. Muitos deles por falta de energia, pese embora alguns modelos venham com alavancas quer permitem a abertura manual das portas.

Não sabemos se este Model Y tinha esse mecanismo de segurança ou não, mas é possível que os ocupantes não soubessem desse detalhe. Mesmo que alguns o soubessem, é compreensível que não se tenham lembrado com o pânico gerado naquela ocasião.

Infelizmente este não é o primeiro caso do género a ser noticiado, detalhe que chega mesmo a impedir os socorristas de chegar mais rapidamente às vítimas presas dentro dos carros. Isto demonstra que, até agora, a Tesla ainda não conseguiu resolver este problema.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.