No início deste ano partilhamos 5 razões pelas quais vale a pena comprar um smartphone dobrável. E como cada moeda tem o seu reverso, neste artigo partilhamos 4 razões pelas quais esta compra pode não ser a opção certa para ti.
O ano de 2024 foi bastante positivo para os smartphones dobráveis, com lançamentos de grande qualidade. Mas existem pormenores que ainda deixam alguns utilizadores de pé atrás face a este segmento de produtos.
1. Durabilidade
Os smartphones dobráveis têm uma cada vez melhor construção e durabilidade. Mas tendo em conta que têm ecrãs que dobram e de plástico ou vidro bastante fino, a durabilidade continua a ser um ponto a ter em conta.
Se não estás preparado para tratar o ecrã interior do teu smartphone dobrável com o cuidado que este exige, talvez esta tecnologia ainda não seja para ti. Se lidas com muita sujidade ou humidade, a dobradiça também pode sofrer com isso.
2. Preço
Os smartphones em formato concha são mais acessíveis, mas para quem quer comprar um smartphone dobrável em formato livro tem de pagar entre 1700 a 2000 €. Vejam-se os grandes exemplos dos Honor Magic V3 e do Samsung Galaxy Z Fold6. Esta tecnologia ainda não é para todas as carteiras.
3. Software
Falo por experiência própria quando digo que o software de um dobrável ainda não está ao nível deu um smartphone tradicional. Isso deve-se principalmente ao facto de algumas aplicações ainda não estarem consistentemente otimizadas para ecrãs maiores e dobráveis.
4. Acessórios
O número de acessórios disponíveis para um dobrável face a um smartphone tradicional é mais limitado. É mais difícil encontrar capas, protetores de ecrãs ou outros acessórios que estejas a habituado a ter no teu smartphone.
Estes são aspetos que deves ter em conta e que podem significar que, para ti, pode não valer a pena comprar um dobrável nesta fase.