Assinala-se hoje, a 22 de abril, o Dia da Terra com várias gigantes da indústria mobile a dar a conhecer as suas iniciativas no sentido de melhor zelar pelo futuro do planeta. Entre estas destacamos agora as medidas aplicadas pela tecnológica OPPO.
A OPPO, enquanto empresa global de tecnologia, esforçar-se para melhorar a vida das pessoas. Fá-lo mediante diversos programas e parcerias sustentáveis, que tem desenvolvido para ajudar a consciencializar para a necessidade de proteger o ambiente.
Das operações e design de produtos amigos do ambiente à consciencialização do público para as questões da sustentabilidade, a OPPO utiliza continuamente a sua tecnologia e influência para promover um futuro mais verde para o planeta.
1. Reduzir o desperdício de plástico e desenvolver produtos mais ecológicos
Em primeiro lugar, de acordo com dados do Programa das Nações Unidas para o Ambiente, todos os anos são depositados cerca de 11 milhões de toneladas de resíduos plásticos nos oceanos. Resíduos que podem acabar por contaminar o solo e a água.
Assim, para reduzir a quantidade de plástico usado nas suas embalagens, a OPPO adotou os princípios “3R+1D” (redução, reciclagem, reutilização + degradabilidade) de embalagens sustentáveis.
Com base nessa abordagem, a OPPO conseguiu reduzir a quantidade de plástico usado nas suas embalagens na Europa em 95% desde 2019. Isto ao mesmo tempo que utiliza materiais com ácido polilático biodegradável para substituir o uso de plásticos tradicionais.
Por exemplo, o smartphone lançado no início deste ano, o OPPO 5G CPE T2 é feito parcialmente de PCR (plástico reciclado pós consumo) derivados de produtos de consumo.
2. Redução do consumo de papel e reutilização de resíduos
Em segundo lugar, e empenhada no combate à desflorestação, a OPPO recorre a materiais reciclados sempre que possível, de forma a reduzir o seu consumo de fibras de madeira.
Por exemplo, na Europa, a embalagem da gama OPPO Find X5 Series 5G é feita com cerca de 45% de fibra reciclada. Desse modo, a fibra provém de papel reciclado ou outros resíduos orgânicos, como cana-de-açúcar e bambu.
3. Aumentar os ciclos de vida dos produtos e reaproveitar os resíduos eletrónicos
O volume de resíduos eletrónicos gerados globalmente cresceu 21% nos últimos 5 anos. Assim, tornando-se a categoria de resíduos domésticos que mais cresce.
Todavia, apesar disso, só 17,4% dos resíduos eletrónicos são reciclados. Assim, reconhecendo a ameaça a longo prazo que os resíduos eletrónicos representam para o ambiente, a OPPO está a tornar os seus produtos mais duradouros.
Na prática, a empresa estabeleceu também programas de reciclagem de produtos eletrónicos em fim de vida para minimizar o impacto negativo sobre o meio ambiente.
Por exemplo, o mais recente lançamento da gama OPPO Find X5 Series 5G vem equipado com o Motor de Saúde da Bateria, desenvolvido pela própria OPPO. Algo que ajuda as baterias do smartphone a manter-se mais de 80% da sua capacidade original após 1.600 ciclos completos de carga. Isto representa mais do dobro da média da indústria e garante que cada bateria pode ser utilizada por mais tempo, em vez de ser descartada.
Em simultâneo, a OPPO está também a ajudar a promover a reciclagem de resíduos de produtos eletrónicos através das suas parcerias industriais e com ONGs.
Mais concretamente, na Europa, a OPPO presta apoio financeiro a sistemas de reciclagem locais e estabelece parcerias com organizações de reciclagem terceiras profissionais para implementar um programa de reciclagem de resíduos eletrónicos.
A OPPO foi também um dos primeiros fabricantes de smartphones a aderir ao sistema de rotulagem Eco Rating. Um programa criado por vários grandes operadores na Europa para avaliar o desempenho ambiental dos telemóveis ao longo de todo o seu ciclo de vida.
4. Parceria com diferentes partes interessadas para promover a sustentabilidade através da tecnologia
Em Itália, a OPPO estabeleceu uma parceria com uma ONG local, a Free Plastic Odv Onlus, com vista à realização de atividades de recolha de resíduos plásticos em 5 cidades em 2021. Assim, com a ajuda de mais de 1.000 voluntários, mais de 10 toneladas de resíduos plásticos foram recicladas através deste programa.
Aliás, a OPPO espera usar a tecnologia para ajudar a preservar a cor e a beleza de espécies ameaçadas. Para tal, pelo segundo ano consecutivo, a campanha Endangered Colours da OPPO, em colaboração com a National Geographic, recorre a imagens de animais ameaçados e em risco para inspirar mais pessoas a preservarem a biodiversidade do planeta.
Na prática, a campanha também inclui apoio à National Geographic Society, sem fins lucrativos, e os seus esforços de preservação da vida selvagem.
Em suma, através do progresso tecnológico e da ação coletiva de todos, a OPPO acredita que é possível ajudar a proteger os ambientes naturais da Terra.
Editores 4gnews recomendam:
- Xiaomi POCO Watch: primeiro smartwatch da marca chega a 26 de abril
- Apple iPhone 14 esconde outros segredos além do novo 'notch'
- Xiaomi Redmi Note 12: próxima gama de smartphones confirma estes detalhes