Se andas de carro com regularidade, isso implica que vás abastecendo, frequentemente, o teu veículo com combustível. Com base nas sugestões do Automóvel Club Portugal (ACP), damos-te a conhecer algumas formas simples de poupar gasolina.
1. Evita acelerar de forma brusca
Com a pressão normal do dia a dia, é possível que por vezes aceleres o teu automóvel de forma bastante brusca. Segundo a mesma fonte de informação, trata-se de um procedimento a evitar e que tem repercussões no armazenamento de combustível.
Tal como explica o ACP, “uma aceleração suave, ou seja, o equivalente a 20 km/h de 5 em 5 segundos, pode permitir uma poupança de combustível de cerca de 10%”.
2. Usar o travão o menos possível
Os travões são essenciais durante a condução, mas a minimização do seu uso pode ser uma boa mais-valia, em termos de combustível. Assim, quando pretendes abrandar o carro, o aconselhável é que, sempre que possível, retires o pé do acelerador.
Ou seja, deixar o veículo perder velocidade, não por pisar o travão, mas sim por levantares o pé do acelerador. Este hábito ajuda a poupar cerca de 2% de combustível.
3. Estaciona à sombra
Nesta altura em que os dias quentes estão a regressar, é importante ter em consideração o sítio onde estacionas o carro. Isto porque deixar o carro ao sol faz com que o combustível evapore mais rapidamente, o que faz com que tenhas de abastecer mais regularmente.
Ainda sobre os dias de calor, estes exigem um cuidado redobrado com o nível do óleo e o líquido do refrigerador. O não-controlo destes dois indicadores faz com que se possa gastar mais combustível.
4. Desliga o carro
Outro hábito comum é manter o carro ligado, quando se está à espera de algum passageiro ou até numa longa fila de trânsito. O ACP compara o ato de desligar o carro ao ato de desligar uma lâmpada em casa.
Segundo a mesma fonte de informação, “vale a pena desligar o veículo, nem que seja por um minuto”.