Se andas de carro no teu dia a dia, então há alguns que possivelmente terás e que, talvez, estarão a prejudicar o teu automóvel. Posto isto, com base nas sugestões do Automóvel Club de Portugal (ACP), damos-te algumas dicas de coisas a evitar, para que o teu carro dure o máximo de tempo possível.
1. Arrancar na segunda mudança
Quando se anda a velocidades reduzidas, quase naquele “pára-arranca”, é possível que, volta e meia, comeces a andar já com a 2ª mudança engatada. De acordo com a ACP, este é um erro comum que deves mesmo tentar evitar.
Assim é, porque esse hábito provoca um grande desgaste dos componentes, o que culmina numa sobrecarga excessiva sobre a embraiagem. Outro motivo muito forte para não o fazer tem a ver com o excesso de combustível que tal prática exige.
2. Não tirar o pé da embraiagem
Novamente no contexto de “pára-arranca”, uma prática que deves mesmo evitar é a de ter sempre o pé na embraiagem. Em alternativa, principalmente em situações de muito congestionamento em que estás parado, podes, por exemplo, puxar o travão de mão.
Como refere o ACP, o constante uso da embraiagem leva a um sobreaquecimento do carro, o que é tudo menos bom para o teu automóvel.
3. Atenção ao peso bruto do carro
Para além dos pontos referidos, outro aspeto a ter em conta é o peso bruto que o carro tem. Por norma, os veículos têm limites de peso definidos pelos fabricantes, que não devem ser excedidos, pela própria “saúde” do carro.
Em caso de sobrecarga de peso, estás a causar uma pressão adicional sobre a embraiagem e travões. Escusado será dizer que isso é algo que pretendes evitar.
4. Não andar com o carro na reserva
Muitos carros ainda conseguem percorrer bastantes quilómetros, mesmo que este se encontre na reserva. No entanto, é importante referir que chegar à reserva de combustível deve ser evitado ao máximo.
Tal como dá conta o ACP, “com o passar do tempo, o combustível começa a ganhar sedimentos, que acabam por se acumular no fundo do depósito. Se andar na reserva com maior frequência, a bomba pode acabar por “sugar” os sedimentos e entupir”.