4 dicas da Google no Dia Internacional da Verificação de Factos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A pandemia da COVID-19. Eleições em todo o mundo. Perante tais eventos os verificadores de factos (fact-checkers) em todo o mundo tiveram um ano agitado. O trabalho resultou em mais de 50.000 verificações de factos na Pesquisa do Google no último ano. Durante esse período, os verificadores receberam aproximadamente 2,4 mil milhões de impressões na Pesquisa.

No entanto, a verificação de factos não é apenas para os profissionais. Todos os dias, as pessoas procuram evidências para confirmar ou refutar uma informação sobre a qual não têm certeza. Nos últimos 12 meses, as pesquisas do Google por "é verdade que ..." foram maiores do que "como fazer pão”, mesmo quando no ano passado houve uma corrida ao fermento natural.

1. Verificar se uma imagem está a ser utilizada no contexto correto

Uma imagem vale mais que 1.000 palavras. Mas uma imagem também pode ser tirada fora do contexto ou editada para enganar.

Ao usar o motor de busca podemos pesquisar com uma imagem clicando com o botão direito do rato numa foto e selecionar “Pesquisar essa imagem no Google”.

Também é possível fazer o mesmo no smartphone, ao tocar e selecionar a imagem. Este passo irá procurar a imagem para verificar se esta já apareceu online anteriormente e em que contexto.

Isto para que o utilizador possa ver se o seu significado original foi alterado.

2. Procurar a cobertura completa de notícias

O que é melhor que uma fonte? Várias! Importa ver como (e se) diferentes meios de comunicação noticiaram o mesmo evento para que se possa ter uma visão completa. Podemos mudar para o modo de notícias ou pesquise um tópico no Google Notícias. Aí, podemos de clicar em “Cobertura total” se a opção estiver disponível.

3. Em caso de dúvida consulta os verificadores de factos

Os verificadores de factos podem ter abordado aquela história aleatória que o seu parente lhe enviou na conversa de grupo - ou uma história semelhante que irá apontar a direção certa para descobrir o que realmente aconteceu.

Importa tentar pesquisar o tópico no Fact Check Explorer que reúne mais de 100.000 verificações de factos provenientes de publishers confiáveis em todo o mundo.

4. Usar o Google Earth ou Street View para verificar a localização

Eventos que acontecem em lugares distantes podem se espalhar pela falta de familiaridade com a localidade. Se quisermos saber se a foto é realmente do local que diz ser, podemos pesquisar esse mesmo local no Google Earth ou no Street View, ou no Maps.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung anuncia o novo smartphone robusto Galaxy XCover 5
  • YouTube quer esconder os "dislikes" nos vídeos para educar os utilizadores
  • Razer dá luz verde à produção da sua máscara com iluminação RGB
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.