Usar o telemóvel é praticamente uma condição “obrigatória” para os dias de hoje, cada vez mais tecnológicos. Por isso mesmo, damos-te algumas sugestões de cuidados a ter com o teu smartphone. São bastante simples e podem evitar eventuais danos que, naturalmente, desejas evitar.
1. Usar uma película protetora
Cada vez mais, os telemóveis têm ecrãs com proteções bastante capazes na “luta” contra os arranhões. Ainda assim, já se sabe que, no que toca a smartphones, prevenção adicional pode ser sempre uma boa ideia.
Por isso mesmo, usar uma película protetora faz com que o teu telemóvel esteja ainda menos sujeito a ter acidentes. Se não estás familiarizado com o conceito de película protetora, poderás gostar de saber que esta é praticamente invisível e não prejudica a tua sensibilidade ao usar.
Isso, a juntar a uma capa protetora, ajuda a que o teu telemóvel permaneça impecável por bastante tempo.
2. Não carregar o telemóvel com capa
Por falar em capa de telemóvel, esta é muito útil, menos quando estás a carregar o dispositivo. Quem o refere é a própria Xiaomi, que adianta que a capa pode prejudicar o processo de carregamento.
“Embora as capas de telemóvel ofereçam proteção e personalização, elas podem reter calor e interferir no carregamento. As propriedades isolantes de algumas capas podem causar sobreaquecimento do teu dispositivo, levando a velocidades de carregamento mais lentas ou até mesmo à degradação da bateria ao longo do tempo” - explica a gigante tecnológica.
3. Fazer as atualizações
Volta e meia, é possível que o teu telemóvel te mostre uma notificação a dar conta de uma nova atualização. Muitos users a ignoram, no entanto, não se trata de uma boa prática, na medida em que estas servem, literalmente, para melhorar o teu dispositivo.
De um modo geral, os updates servem para o telemóvel ter uma performance mais evoluída. Para além disso, também aumentam a segurança, já que costumam resolver algumas vulnerabilidades que podem, eventualmente, ser exploradas por hackers.
Resumindo, as atualizações de sistema operativo têm 3 objetivos principais: funcionalidade, segurança e eficiência.
4. Não expor o telemóvel a altas temperaturas
Já não falta muito para acabar o verão, mas isso não quer dizer que ainda não há dias bem quentes a caminho. Por isso mesmo, deves ter em conta que a exposição do teu telemóvel a muito calor não é, de maneira nenhuma, aconselhável.
Como refere a CNET, especialista em tecnologia, “as altas temperaturas podem encurtar permanentemente a vida útil da bateria”. Para além disso, também o desempenho pode ficar mais lento e até alguns componentes internos podem ficar deteriorados.
Também contribui para o sobreaquecimento a utilização do smartphone enquanto carrega, por exemplo.