Google removeu 39 milhões de apps da Google Play Store em 2017

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A Google Play Store é o local de magia para todos os utilizadores Android. São milhões de aplicações disponíveis para os utilizadores. Seja para personalização, produtividade ou lazer, a Google Play Store tem cada vez mais um leque de possibilidades.

Contudo, nem tudo é um mar de rosas. Muitas destas aplicações têm segundas intenções. Muitos dos desenvolvedores aproveitam-se da ingenuidade dos utilizadores para conseguirem obter informações pessoais.

Vê ainda: Samsung Galaxy J7 Neo recebe atualização para o sistema Android

Normalmente, este tipo de dados que é recolhido do utilizador é vendido a empresas de publicidade, porém, existem piores. Já tivemos informações de malwares que querem entrar na pasta Root do teu equipamento. Desta forma os desenvolvedores maliciosos podem facilmente ter acesso ao teu email, passwords, imagens, câmara e or aí fora.

Por isso é que a Google olha de forma séria para este problema. No mais recente relatória da "Play Protect", foi informado que me 2017 foram scaneadas mais de 50 mil milhões de aplicações e removidas da Play Store mais de 39 milhões de apps potencialmente perigosas.

Google Play Store é o local mais seguro para fazeres o download das tuas apps

Isto não quer propriamente dizer que estas 39 milhões de apps tinham más intenções. O código das mesmas é que foi questionado pela Google. Uma aplicação com mau código é perigoso para o utilizador, por isso mesmo a Google não facilita.

A segurança tem vindo a ser aumentada nos serviços da Google. O sistema operativo Android é o exemplo disso mesmo. O Android P, por exemplo, corta o acesso à câmara do smartphone sem que o utilizador tenha esse conhecimento.

Na próxima Google I/O, que acontecerá em maio, ouviremos mais sobre estas estatísticas e informações. Ficaremos ainda a saber quais são os planos da empresa de Cupertino para Android e para a Play Store.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Android. Elephone P8 com 6GB de RAM, por menos de 180€ sem alfândega

Vivo X21 UD, o próximo smartphone com Android Oreo e leitor sob o ecrã

Xiaomi Mi MIX 2S revela novos “truques” para a sua câmara dupla

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.