Como já seria de esperar, há uma nova série de telemóveis da Samsung que vai ser descontinuada pela marca. Estamos a falar dos Galaxy S20, que vão deixar de ter atualizações do sistema operativo.
Tal como refere a Android Police, a página oficial da Samsung, destinada a atualizações de segurança, removeu os modelos: Samsung Galaxy S20, Samsung Galaxy S20+ e Samsung Galaxy S20 Ultra. Ainda assim, foi um ciclo que durou mais do que se previa.
Suporte já “devia” ter acabado em abril de 2024
Principalmente para os proprietários, nunca é bom saber que o seu dispositivo chegou ao fim do ciclo de vida. No entanto, é importante mencionar que a série Galaxy S20 até aguentou mais tempo do que era previsto, numa fase inicial.
Segundo a mesma fonte de informação, o Galaxy S20 foi lançado em 2020. À data, foram prometidos 3 anos de atualização do sistema operativo e 4 anos de patches de segurança. Por outras palavras, deixaria de ter qualquer suporte a partir de abril de 2024.
No entanto, antes que tal acontecesse, a Samsung fez um anúncio surpreendente. Neste caso, o S20, S20+ e S20 Ultra iriam ter patches de segurança por mais um ano, ainda que de forma trimestral. Pode dizer-se, então, que o período de “prolongamento” já chegou ao fim.
De qualquer modo, importa referir que o Galaxy S20 FE e o Note 20 ainda estão elegíveis para upgrades de segurança. Isto porque, apesar de terem sido lançados no mesmo ano, chegaram ao mercado alguns meses depois. Assim, deverão ter direito a mais 2 patches de segurança ainda.
Sobre o Samsung Galaxy S20
Acerca do Galaxy S20, este foi lançado com o Android 10 e One UI 2.1 baseado no Android 13. Um dos destaques desta série está relacionado com o modelo “Ultra”, o primeiro a ser estreado numa série de smartphones da Samsung.
Vinha ainda com um ecrã Dynamic AMOLED 2X de 6,2 polegadas e proteção Corning Gorilla Glass 6. O telemóvel era alimentado por um processador Exynos 990 e era capaz de gravar vídeos a 8K.
Tinha uma câmara tripla traseira: 12 MP (principal) + 64 MP (telefoto) + 12 MP (ultralarga), juntamente com um sensor selfie de 10 MP. Resta mencionar a bateria de 4000 mAh, composta por carregamento com fios (25 W), sem fios (15 W) e reverso (4,5 W).