Uma das grandes tendências deste ano no mercado de smartphones são os modelos Slim. Finos e elegantes como nunca vimos. Mas tal só é possível, graças a tecnologias que estão agora a ser integradas nos terminais móveis. Neste artigo mostramos-te três tecnologias que emagrecem os smartphones.
1. Baterias de silício
Para conseguir a elegância pretendida nos smartphones, obrigatoriamente as baterias teriam de emagrecer e com a chegada da tecnologia de silício, as células conseguiram a espessura necessária para subirem à categoria de Slim.
Tudo porque estas unidades têm uma maior densidade de carga, o que lhes permite manter mais energia armazenada numa área mais pequena.
Na prática, com estas unidades de silício é possível integrar uma bateria de 6.000 mAh de capacidade ou mais, num smartphone tão elegante como um lápis. Mais: é também possível aumentar a autonomia do terminal.
2. Sensor ALoP
Os sensores de câmara traseira ocupam também muito espaço no terminal e, por vezes, originam uma saliência que não os permite subir à categoria de Slim. Mas a Samsung parece ter a solução na mão e o finíssimo Galaxy S25 Edge poderá prová-lo.
Tudo indica que a marca vai integrar a tecnologia ALoP (All Lens on Prism) no novo smartphone. Esta solução coloca as objetivas deitadas na horizontal, o que permite usar objetivas maiores que deixam entrar mais luz. Resultado: fotos com melhor qualidade e um smartphone elegantíssimo na mão.
3. Suporte eSIM
O suporte eSIM não é propriamente uma novidade e em Portugal, as operadoras disponibilizam-no já aos utilizadores.
Na prática, este cartão virtual permite poupar alguns milímetros no interior do smartphone que depois podem ser usados para acomodar outros componentes no interior do terminal.
Não será surpreendente ver o Samsung Galaxy S25 Edge ou o iPhone 17 Air a adotarem esta solução prática e simples, além de bem implementada no mercado.
Enquanto não chega o Galaxy S25 Edge, espreita o modelo Ultra da Samsung que já está disponível em Portugal.