Muito possivelmente, usas a app do Google Fotos com bastante frequência. A questão é que, se calhar, nunca imaginaste que há recursos que podem melhorar ainda mais a tua experiência e que estás a desaproveitar por não os conhecer.
Sendo assim, com base nas sugestões da Android Authority, mostramos-te 5 ferramentas que poderão servir os teus interesses.
1. Tornar o vídeo mais estável
É bastante frequente, principalmente para quem não é experiente na área da fotografia, capturar imagens e só depois perceber que estas não ficaram boas. Muitas vezes, um dos motivos para tal é o facto de se encontrarem tremidas.
Para melhorar isso, o Google Fotos tem uma funcionalidade de estabilização de vídeo que te ajuda a dizer “adeus” a esses mesmos tremeliques. De forma a tirar partido disso mesmo, apenas precisas de seguir alguns passos simples:
-
Clicar no botão “Editar”
-
Escolher o ícone de “Estabilizar” (que contém um retângulo inclinado dentro de um retângulo normal)
Ao seguir estes dois passos, é expectável que o teu vídeo fique melhor e se notem menos as imperfeições ao nível da estabilidade.
2. Ocultar o que não queres que outros vejam
Possivelmente, nas tuas imagens e vídeos, tens conteúdo que é mais privado e que não gostarias que outras pessoas vissem. Por esse motivo, é possível colocá-los numa “Pasta Bloqueada”, que estão separados da galeria normal e só podem ser acedidos com uma palavra passe.
Na prática, é uma forma de estar menos exposto a espreitadelas indesejadas. Apenas precisas de pressionar a foto ou vídeo que pretendes ocultar. Depois disso, como explica a mesma fonte, terás de mover o conteúdo para uma pasta bloqueada.
Para configurar essa mesma pasta, é preciso definir um código ou, até mesmo, colocar a tua impressão digital. Feito isso, para aceder, apenas terás de ir até à opção “Coleções” na parte inferior da app e depois clicar em “Pasta Bloqueada”. Aí, mais uma vez, terás de pôr as credenciais de acesso.
3. Tirar capturas de ecrã de um vídeo
É claro que podes sempre fazer, de uma forma convencional, a captura de ecrã de um vídeo. O problema é que, não raras vezes, isso significa que a qualidade da imagem que retiras não é assim tão boa.
Com o Google Fotos, podes simplesmente entrar no vídeo que estás a ver. Depois de o fazer, só terás de clicar em “Editar” e, finalmente, em “Exportar Frame”. Desta maneira, obténs uma nova imagem para a tua Galeria e, em condições normais, a qualidade é superior a uma captura de ecrã normal.
Estas são apenas 3 nuances da aplicação que te podem fazer algum jeito. Afinal de contas, é normal que haja recursos que não conhecemos tão bem e o Google Fotos apresenta várias ferramentas interessantes.