3 recursos úteis do Facebook que precisas de começar já a usar

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Possivelmente, usarás o Facebook com alguma frequência. É uma rede social muito popular e que, se calhar, pensas que conheces como a “palma das mãos”. A questão é que há sempre recursos bem úteis, não tão conhecidos, que te podem dar muito jeito.

Desse modo, damos-te a conhecer algumas ferramentas do Facebook que te poderão ajudar em diversos contextos.

1. Guardar um post

No Instagram, a etiqueta de guardar uma publicação é bastante visível. No entanto, o mesmo já não se pode dizer sobre a mesma funcionalidade para o Facebook. Imagina que viste um post da 4gnews que gostavas de ler mais tarde.

Guardar um Post

Para que, depois, não fiques com aquela sensação chata de não saber onde tinhas visto o post e qual era a notícia, deverás:

  1. Clicar nos três pontos, colocados no canto superior direito da publicação

  2. Escolher a opção “guardar publicação”

2. Usar o Marketplace

Outra funcionalidade que, possivelmente, nunca terás usado, é o Marketplace. Para que possas tirar o máximo partida desta ferramenta, apenas terás de ir ao setor lateral esquerdo do Facebook e encontrarás o "Marketplace", entre "Vídeo" e "Feeds".

Marketplace Facebook

Este encontra-se disponível por categorias, sendo que, como explica a Make Use Of, é como uma "venda de garagem online". Desde carros, a telemóveis, entre uma grande infinidade de outros produtos, podes comparar preços dos mais diversos artigos.

Tens ainda a possibilidade de vender aquilo que já não usas. No fundo, podes usar o "Marketplace" como uma espécie de Vinted. Importa referir que esta funcionalidade te deixa definir os limites geográficos das tuas transações. Se procuras comprar ou vender algo, pode dar-te muito jeito.

3. Amigos "restritos"

Por hipótese, vamos supor que uma pessoa que tu não queres ser amiga no Facebook te mandou um pedido de amizade. É possível que, mesmo não querendo aceitar, já o tenhas feito, por uma questão de cortesia. Ainda assim, talvez te interesse saber que podes controlar o que ela vê.

Na imagem que te mostramos acima, consegues reparar que a primeira opção de todas, logo abaixo do teu nome, vai ser a que diz "Amigos". É precisamente aqui que deves clicar. Depois disso, entras em "Listas Personalizadas", sendo que depois deves entrar em "Restrito".

Como explica o próprio centro de ajuda do Facebook, "esta lista destina-se a pessoas que adicionaste como amigas, mas com as quais não queres partilhar conteúdos, como o teu chefe. Quando adicionas alguém à tua lista de restrições, essa pessoa só vai poder ver o teu conteúdo público ou publicações tuas nas quais a identifiques".

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.