3 queixas dos users desta app das Finanças em Portugal

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Em contexto nacional, a app "Situação Fiscal - Pagamentos", da Autoridade Tributária e Aduaneira, é uma das mais populares. Afinal de contas, serve para tornar mais simples e digital os cumprimentos fiscais ao encargo dos contribuintes.

Para saber a perceção dos users em relação à aplicação, demos um “saltinho” até à Play Store, para ver os comentários de quem tem a app instalada e a usa com frequência. Ao fazê-lo, foi possível identificar algumas queixas.

1. Não conseguir aceder mesmo com as credenciais certas

Um aspeto que foi vincado por alguns utilizadores tem a ver com alertas de erro de password dados pela app. A questão é que, segundo o relato dos mesmos, este problema acontece, mesmo quando a senha de acesso é introduzida corretamente, nesta app e noutras apps governamentais.

QUeixa

É precisamente esse o caso de um user que refere: “verifiquei que não consigo fazer o login, apesar da password estar correta, dá sempre erro. Não é só esta aplicação, existe o mesmo problema com o e-fatura e a chave móvel digital”.

No mesmo sentido, uma utilizadora da app também denota que “não [consegue] fazer autenticação. Credenciais estão certas e continua a dar erro”.

2. Devia ser permitido gerir a conta de mais do que 1 pessoa sem novo login

Outro aspeto que também é comentado pelos users tem a ver com o facto de ser preciso fazer logoff/login de uma conta para a outra. Nesse sentido, são vários os defensores da necessidade de haver mais do que um utilizador por conta.

“No caso da minha mãe, com 81 anos, sou eu que trato de tudo e tenho sempre que fazer logoff e login, sempre que preciso de fazer algo. Podia permitir alternar entre utilizadores, tal como a app das faturas” - sugere uma utilizadora.

Em concordância com essa ideia, uma user indica que “para poder aceder a outras contas não se pode associar o pin/dedo. Devia ter apenas opção para guardar utilizador/senha, de forma a que eu pudesse escolher o utilizador com que quero aceder”.

3. Problemas a usar o MB Way

Por fim, outro dos problemas que também muitos contribuintes se têm queixado tem a ver com o serviço do MB Way. Como podes ver na imagem abaixo, é feita a reclamação de que a app tem grandes dificuldades (ou até chega a não conseguir) articular o MB Way.

MB Way

Quanto a esta situação, há quem chegue a referir, inclusive, que “há uns bons pares de anos que não conseguia efetuar pagamentos por mbway. Nunca concluía o processo”. O user em questão chama a atenção para o problema, ainda que tenha conseguido, algum tempo depois, fazer o mesmo.

Importa realçar que o comentário em questão foi feito no fim de maio deste ano. Parece ter sido “sol de pouca dura”, já que, a 27 de agosto do mesmo ano, houve quem assinalasse que o problema tinha voltado.

“Esta app deveria ser chamada apenas Situação Fiscal, pois os pagamentos MBWay não funcionam” - explicou um user.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.